Nacional
Redação Lux em 31 de Maio de 2019 às 17:33
Marcelo Rebelo de Sousa visita exposição de Pablo Picasso no Porto
1/4 - Marcelo Rebelo de Sousa visita exposição de Pablo Picasso no Porto Foto: DR
2/4 - Marcelo Rebelo de Sousa visita exposição de Pablo Picasso no Porto Foto: DR
3/4 - Marcelo Rebelo de Sousa visita exposição de Pablo Picasso no Porto Foto: DR
4/4 - Marcelo Rebelo de Sousa visita exposição de Pablo Picasso no Porto Foto: DR

Marcelo Rebelo de Sousa  visitou a exposição "Pablo Picasso. Suite Vollard. Colecciones Fundación MAPFRE.”: uma coleção de 100 gravuras desenhadas pelo artista espanhol entre 1930 e 1937, no Palácio das Artes, no Porto.

 A coleção é detida pela Fundação Mapfre e surge no Porto por iniciativa de Charlotte Crapts, comissária de arte

“O Porto é a nossa casa”, afirma-o Adrian Bridge, diretor geral da Taylor’s, marca de vinho do Porto promotora da exposição. “E nós queremos estar envolvidos com ela, trazendo riqueza cultural e promovendo experiências para quem visita a cidade. Este casamento entre o vinho do Porto, que é por si só um emblema cultural e patrimonial, e a arte expressiva de um artista universalmente reconhecido, é o primeiro projeto de várias iniciativas que a Taylor’s, em conjunto com o Museu da Misericórdia do Porto, pretende desenvolver ao longo dos próximos cinco anos”.

A coleção, considerada uma das mais importantes do século XX, inclui três retratos de Vollard, cinco gravuras que se referem à Batalha do Amor, quarenta e seis sobre a Oficina do Escultor, quatro em Rembrandt, quinze que abordam o Minotauro e o Minotauro Cego e vinte e sete composições de diversos temas. As gravuras não seguem uma sequência lógica entre si, sendo que a sua cronologia temporal obedeceu aos eventos externos e pessoais do artista.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção