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Moda e Beleza
Redação em 16 de Fevereiro de 2009 às 09:59
Estilistas portugueses não se queixam da crise
De que forma a recessão económica está a afectar o mundo da moda? O universo de cada um dos criadores nacionais ainda reflecte de forma diferente a crise por que passam os portugueses. Para já, uma ideia comum: controle de custos e de stocks. Contactados pelo <b>Moda e Social</b>, Anabela Baldaque, Luís Buchinho e Katty Xiomara confessam não ter ainda grandes razões para queixas.<br/><br/><big><b> Anabela Baldaque</b></big><br/><br/><b>MS</b> A crise económica tem tido consequências no seu ramo? De que forma? As vendas têm registado quebras?<br/><br/><b>AB</b> Sim, embora ainda de uma forma muito ligeira. Estamos actualmente num período de fim de saldos, em que a procura é sempre menor. Em meados de Fevereiro abriremos com a nova colecção e, só aí veremos se a crise também vai afectar o sector da «roupa de autor».<br/><br/> <br/><br/><b>MS</b> Que estratégias tem adoptado para fazer face às dificuldades? <br/><br/><b>AB</b> Tenho estado sempre atenta, sobretudo controlando mais os stocks de matéria-prima e de peças acabadas.<br/><br/><b>MS</b> Os desfiles têm tido menos público? <br/><br/><b>AB</b> De forma alguma, a curiosidade tem-se mantido.<br/><br/> <br/><br/><b>MS</b> Tem tentado reduzir as despesas? De que forma?<br/><br/><b>AB</b> Sim. Tentamos reduzir, por exemplo, limitando as idas às confeccionadoras, utilizando papel nas duas faces ou estando mais atentos à duração das chamadas telefónicas. Mas também começamos a sentir essa preocupação por parte dos clientes que, muitas vezes, já pedem embrulhos menos sofisticados ou não querem saco. O que tem sido positivo do ponto de vista ambiental.<br/><br/><big><b>Luis Buchinho</b></big><br/><br/><b>MS</b> A crise económica tem tido consequências no seu ramo? De que forma? As vendas têm registado quebras?<br/><br/><b>LB</b> Não. Notou-se uma quebra no início do Inverno, na explosão do assunto em termos mediáticos. Mas no decorrer da estação estamos a recuperar para os valores de venda normais.<br/><br/> <br/><br/><b>MS</b> Que estratégias tem adoptado para fazer face às dificuldades? <br/><br/><b>LB</b> Um produto absolutamente irresistível aos olhos do consumidor, que consiga juntar valores como: modernidade, estilo e intemporalidade.<br/><br/> <br/><br/><b>MS</b> Os desfiles têm tido menos público? <br/><br/><b>LB</b> Não. Pelo contrário. Há uma forte adesão aos desfiles e às soluções criativas que são apresentadas.<br/><br/><b>MS</b> Tem tentado reduzir as despesas? De que forma?<br/><br/><b>LB</b> Não. Sempre fui cauteloso relativamente às despesas.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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