PUB
PUB
Crianças
CCB acolhe «Big Bang», festival de música para os mais novos
Crianças (arquivo)
Redação Lux em 28 de Setembro de 2012 às 08:59
Um espetáculo à descoberta do piano, uma viagem pela música do guitarrista Carlos Paredes e a construção de instrumentos de balões marcam o Big Bang, Festival de Música e Aventura para Crianças, que começa na sexta-feira, em Lisboa.

O Big Bang, que vai na terceira edição, decorrerá na sexta-feira e no sábado em vários espaços do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com espetáculos - alguns deles já esgotados - em torno da descoberta e da experimentação da música em diferentes práticas.

O cartaz é direcionado sobretudo para crianças e jovens dos 04 aos 12 anos, mas as famílias também são convidadas a participar.

O festival abrirá com o grupo Bigodes Band, formada pelo músico António Ferro, que atuará ao longo do dia em vários espaços do CCB.

Esta formação irá ainda juntar-se à Big Band Junior, uma orquestra-escola de jazz nascida de uma parceria entre o CCB e o Hot Clube de Portugal e que integra músicos dos 12 aos 18 anos.

A Orquestra Sinfónica Juvenil interpretará «In C ou Em Dó», do compositor norte-americano Terry Riley, com direção musical de Pedro Ramos.

Em estreia no Big Bang será apresentado o espetáculo «Espelhos», de Pedro Moura, em torno do «universo musical de Carlos Paredes», que incluirá música e projeção de luz e imagens.

A artista belga Charlotte Van Wouwe estará em Lisboa com um projeto musical feito de instrumentos de sopro em vidro. Em palco, estará acompanhada da secção de metais da Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa.

Os músicos Simão Costa e Joana Sá e a coreógrafa Yola Pinto encabeçam o espetáculo «pi_ADD(a) forte», em torno da multiplicidade plástica e sonora do piano.

Além dos espetáculos, o festival Big Bang incluirá várias oficinas, como a «Sonoscopia», na qual as crianças a partir dos seis anos são convidadas a criar um instrumento de música a partir de um balão e a juntar-se a uma orquestra para um espetáculo inédito.

Em três salas do CCB, habitualmente usadas para ensaios e conferências, estarão os «Quartos dos Músicos», com os Sete Lágrimas, Filipe Raposo e Gonçalo Alegria.

«Vamos poder visitar os seus imaginários fantásticos e musicais, vamos poder estar durante 15 minutos em cada quarto», e conhecer o que irão fazer aquela formação e os dois músicos, referiu o CCB.

O festival Big Bang é um projeto internacional patrocinado pelo Programa Cultura da União Europeia e que juntou esforços de artistas de cinco países ¿ Zonzo Compagnie (Bélgica), CCB (Portugal), Stavanger Konserthus (Noruega), Ópera de Lille (França), Millenáris (Hungria) e Palais des Beauz-Arts (Bélgica).

O objetivo é estimular a curiosidade dos mais novos para a música contemporânea.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção