PUB
PUB
Crianças
Redação Lux em 13 de Outubro de 2012 às 17:57
Vídeo: Melhores escolas portuguesas são privadas
Redação Lux em 13 de Outubro de 2012 às 17:57
O ensino privado volta a ter nota positiva no ranking das melhores escolas portuguesas, de acordo com o ranking elaborado pelo Ministério da Educação, divulgado nesta sexta-feira.

No ensino secundário, o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, aparece no topo da lista, com média de 14,6 nos exames nacionais feitos pelos 419 alunos. No segundo lugar surge o Colégio Valsassina, em Lisboa, com média de 14,2.

A primeira escola pública a figurar no ranking está na 21.ª posição, trata-se da secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra.

No secundário, os critérios foram regidos pelas médias das classificações a 17 das 24 disciplinas sujeitas a exame e contemplam os resultados dos alunos internos. Apenas as escolas onde se realizaram pelo menos 100 exames foram contempladas.

Quantos aos exames do 9.º ano, é o colégio Horizonte, também no Porto, que lidera a lista de 1.328 escolas, com uma média de 4,34 valores em 5, a Português e Matemática.

Em segundo fica o Externato das Descobertas, em Lisboa. No 35.º lugar está a primeira escola pública.

Passando para o segundo ciclo do ensino básico, menos de metade das escolas obtiveram nota positiva nos exames do 6.º ano a língua portuguesa e matemática, que pesaram 25 por cento do total.

Das 1.144 escolas, 658 registaram média inferior a 3, numa escala de 1 a 5.

O Colégio Diocesano Andrade Corvo, em Torres Novas, é o primeiro da lista, com média de 4,46 dos 26 exames realizados. Segue-se o Colégio de Fornelo, em Fafe.

Na análise do ensino básico foram considerados todos os estabelecimentos de ensino e apenas os alunos internos do ensino regular.

Estes são dados do Ministério da Educação e avaliados à lupa pelos exames nacionais.

Veja mais vídeos em tvi24.pt.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção