PUB
PUB
Notícias
Mia Farrow termina greve de fome
Mia Farrow está de visita a Portugal, como embaixadora da Unicef (Lusa)
Redação  com IP em 11 de Maio de 2009 às 11:06
Mia Farrow terminou a greve de fome em solidariedade com a população da região do Darfur, no Sudão. Segundo a revista «People» a actriz, de 64 anos, teve que interromper o protesto que já durava há quase duas semanas, por decisão médica.

O porta-voz da actriz admitiu que a saúde de Farrow agravou-se nos últimos dias e foi aconselhada pelos médicos a colocar um ponto final no jejum de alimentos sólidos que tinha iniciado no dia 24 de Abril contra a expulsão, pelas autoridades do Cartum, de mais de uma dezena de organizações humanitárias do terreno.

Durante as quase duas semanas de jejum, Mia Farrow perdeu 13 Kilos, ouviu música clássica e viu, entre outros filmes, «A lista de Schindler»: «Fartei-me de chorar», adiantou à «People».

Mia Farrow foi nomeada, no ano 2000, embaixadora da boa-vontade da UNICEF. Desde então que tem feito campanha para a consciencialização pública e angariação de fundos para ajudar as crianças que vivem em zonas de conflito como o Darfur, a República Democrática do Congo, Haiti, Chade e Nigéria.

Farrow decidiu-se pela greve de fome no dia 4 de Março, após o Tribunal Penal Internacional ter emitido uma ordem de prisão contra o Presidente sudanês, Omar El Beshir, acusado de assassínio, violação, tortura e fuga de milhões de pessoas.

Em represália, as autoridades de Cartum expulsaram do terreno cerca de 13 agências internacionais de ajuda humanitária e três sudanesas de Darfur.

Embora o representante do Sudão nas Nações Unidas tenha afirmado que o Governo sudanês pode preencher o vazio deixado por aquelas organizações, a actriz afirma que a ONU considera que não é bem assim e que em Maio próximo, mais de um milhão de pessoas ficarão sem ajuda alimentar, assistência médica e água potável.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção