PUB
PUB
Notícias
Redação Lux em 18 de Março de 2016 às 10:23
Saúde: Caso prático de reabiltação oral e estética do sorriso - um presente de aniversário
1/3 - Esmeralda Martins - Médica-Dentista Clínica Milénio Foto: DR
2/3 - Antes - Caso apresentado por Esmeralda Martins - Médica-Dentista Clínica Milénio Foto: DR
3/3 - Depois - Caso apresentado por Esmeralda Martins - Médica-Dentista Clínica Milénio Foto: DR

Artigo de Saúde oral e estética do sorriso por Dra Esmeralda Martins


Na minha prática clínica, observo, com grande felicidade, que o cuidado com a saúde oral e a importância da “estética do sorriso” são cada vez mais valorizados pelos portugueses. O caso que aqui partilho ilustra essa valorização. 

No seu 100.º aniversário, uma mãe dividiu as poupanças pelas suas filhas. Com pouco mais de 60 anos mas com uma aparência jovem, Antónia rece­beu o dinheiro e pensou em colocá-lo no banco, arranjar um carro ou renovar a cozinha, mas o que lhe dava realmente prazer era “arranjara boca”: queria sorrir como quando era jovem. Tendo todas as suas capacidades em pleno, porque não haveria de sorrir também em plenitude e com saúde? 

Foi assim que me chegou esta paciente. Uma avó dedicada, a quem foram caindo os dentes ao mesmo tempo que aos netos, mas com a diferença de que os seus não voltaram a nascer… No entanto, teve fada dos dentes, na surpresa deste presente, e assim se sentou na cadeira do dentista, muito entusiasmada com a ideia de ter novamente um sorriso cheio, aberto, branco e saudável. 

Com o processo normal de envelhecimento, de perda de massa óssea e devido a alguns problemas orais menores, a paciente tinha os dentes amarelados, desalinhados e deformadospara dentro, além dos tais dentes em falta que caíram ao mesmo tempo que os dos netos…

Não sorria há anos, confessou-me. Tinha vergonha. Eu tinha a solução.

Feitas as limpezas de destartarização e higienização necessárias e a avaliação completa da boca, a opção foi muito simples e imediata: decidimos colocar facetas nos dentes da frente, já muito desgastados e encurtados, e pontes nos posteriores, para substituição de dentes em falta e pontes antigas já completamente desajustadas.  

O meu preciosismo com a estética dentária fez comque me empenhasse em devolver um sorriso original adequado e não implantar dentes grandes e brancos que devolvessem um sorriso artificial, esquisito ou vulgar. 

Por isso, as facetas, feitas e colocadas na hora através do sistema Cerec, foram pormenorizadamente talhadas e esculpidas manualmente de forma a preservarem a forma e até as ranhuras características dos seus dentes.O processo foi rápido, não invasivo e indolor. Eliminámos assim os espaços inestéticos, e recu­perámos o comprimento original da dentição, pormenor que fez um verdadeiro lifting aos lábios  e ao rosto, pelo ganho de volume, mantendo as características singulares que marcavam o seu sorriso na juventude, para que não parecesse um 
“sorriso de placa”. 

A paciente, que não sorria há anos, ficou radiante com este presente da sua mãe. Agora, voltava a reconhecer-se no espelho e a sorrir sem vergonhas, e garantiu-me que a primeira coisa que iria fazer era uma sessão fotográfica espe­cial com os netos. A segunda era oferecer o mesmo presente à filha.

Tel. +351 217 277 265 
Fax +351 217 277 264 
E-mail: geral@clinicamilenio.com 
www.facebook.com/ Esmeraldamartinsdentista

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção