PUB
PUB
Internacional
Homens que tentaram matar Malala detidos no Paquistão
Malala Yousafzai inaugura biblioteca em Birmingham (REUTERS/Darren Staples)
Redação Lux  com AA em 13 de Setembro de 2014 às 15:09
os homens que tentaram matar Malala foram detidos no Paquistão na sexta-feira (12).

A jovem paquistanesa, que se tornou uma voz pela paz reconhecida internacionalmente, viu assim serem detidos os dez homens suspeitos de a terem tentado matar, em 2012, num ataque que foi reivindicado por rebeldes islamitas taliban.

A jovem paquistanesa, na altura com 14 anos, regressava da escola, em Mingora (na região do vale de Swat), quando foi atingida por tiros no pescoço e na cabeça, ficando gravemente ferida.

A detenção foi anunciada pelo porta-voz do exército paquistanês, o general Asim Bajwa, que avançou que os homens foram detidos durante um ataque conjunto de militares, polícia e serviços de segurança no âmbito da ofensiva militar lançada em Janeiro contra os Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), a cúpula do movimento taliban paquistanês, e outros grupos extremistas na região noroeste do país, junto à fronteira com o Afeganistão.

O general Bajwa indicou que os homens detidos pertencem ao TTP e atacaram Malala por ordem do mullah Fazlullah. Além de Malala, o «grupo tinha uma lista de outros 22 alvos», considerados opositores ao regime taliban, revelou o porta-voz do exército.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção