PUB
PUB
Internacional
Obras de Picasso e Van Gogh da coleção de Elizabeth Taylor vão a leilão
Elizabeth Taylor
Redação Lux em 16 de Janeiro de 2012 às 18:51
Um total de 38 obras de arte que pertenciam à falecida atriz Elizabeth Taylor, entre elas pinturas de Picasso, Van Gogh, Degas e Pissarro, vão ser leiloadas em Londres a 7 e 08 de fevereiro, anunciou a Christie`s.

Entre os quadros mais importantes da coleção, parte dela já leiloada em Nova Iorque em dezembro do ano passado, contam-se «Vue de l`Asile de la Chapelle de Saint-Remy», de Vincent Van Gogh, com um valor estimado em 8,5 milhões de euros.

A obra, que ficará em exposição na sede da Christie`s antes do leilão, foi pintada pelo mestre holandês em 1889, um ano antes da morte, e Elisabeth Taylor adquiriu-a em 1963.

Também será leiloada «Pommiers d`Eragny», de Camille Pissarro, estimada em 1,45 milhões de eurosbem como um autorretrato de Edgar Degas que poderá alcançar os 544 mil euros.

Outra das joias da coleção privada de Taylor é um quadro a óleo de Pierre-Auguste Renoir, estimado em 302 mil euros.

«Elizabeth Taylor tinha tanta paixão por comprar obras de arte como joias», comentou a diretora de arte modernista da Christie's, Giovanna Bertazzoni.

A especialista explicou que a atriz, nascida em Londres em 1932, foi influenciada pelo pai, Francis Taylor, que era comerciante de arte e teve uma galeria na Old Bond Street, naquela cidade, antes da família mudar-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, no início da segunda Guerra Mundial.

A atriz, falecida no ano passado em Los Angeles, Califórnia, adquiriu as obras de arte sobretudo nos anos 1960, escolhendo também alguns artistas que se encontravam no auge da carreira.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção