Internacional
Papa visita Moçambique em setembro
Papa Francisco 03.09.16 Foto: Reuters
Redação Lux em 27 de Março de 2019 às 11:39

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje numa comunicação ao país que o papa Francisco visita Moçambique na primeira semana de setembro deste ano, considerando que se trata de um "momento histórico".

A visita do Papa e incluirá também passagens por Madagáscar e as ilhas Maurícias.

Recorde-se que a passagem do ciclone Idai pelo centro de Moçambique e particularmente na cidade da Beira,  Maláui e Zimbabué teve um balanço bem mais trágico e dramático do que inicialmente estimado, quer em enormes perdas de vidas humanas e de feridos, quer em destruições e perdas de bens.

Com fortes chuvas e ventos até 170 quilómetros por hora, o ciclone atingiu a Beira, a quarta maior cidade de Moçambique, deixando cerca de 500 mil residentes sem energia e linhas de comunicação. 

Estimativas iniciais do Governo de Moçambique apontaram para 600 mil pessoas afetadas, incluindo 260 mil crianças mas o Presidente moçambicano fala num desastre humanitário de grandes proporções e estima que a catástrofe tenha provocado milhares de vítimas mortais.

O número de pessoas afetadas é de 803.984 pessoas, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades. Número de pessoas salvas subiu para 135.827.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção