PUB
PUB
Internacional
As frases célebres do Rei Juan Carlos
Rei Juan Carlos de Espanha abdica a favor do filho Foto: Reuters
Redação Lux  com CSS em 3 de Junho de 2014 às 11:30
O Rei Juan Carlos decidiu abdicar do trono após 39 anos, mas muitas foram as frases que marcaram o seu reinado. Umas mais polémicas do que outras, ficarão gravadas para sempre na memória de todos.

Exemplo disso foi a interpelação ao então presidente venezuelano Hugo Chávez, em 2007, na XVII Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo: «Por que no te callas?».

Também em 2012, no auge dos movimentos independentistas catalães, Juan Carlos afirmou: «A política com maiúsculas, longe de provocar confrontos, com respeito pela diversidade, serve para somar forças e não para dividi-las».

No mesmo ano, depois de uma polémica viagem para caçar elefantes no Botsuana, em que partiu a anca e surgiram rumores de infidelidade, fez mea culpa: «Sinto muito. Errei. Não voltará a acontecer».

Em 2011, que foi um ano especialmente complicado para a monarquia espanhola devido aos processos judiciais que envolviam o genro do rei, Iñaki Urdangarin, Juan Carlos defendeu: «A justiça é igual para todos. Qualquer atuação censurável deve ser julgada e sancionada com recurso à Lei».

«Preocupa-me a desconfiança que parece estender-se sobre a credibilidade e prestígio de algumas das nossas instituições», assumiu.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção