PUB
PUB
Internacional
Suu Kyi recebe o Nobel 21 anos depois
Aung San Suu Kyi (Reuters)
Redação Lux em 16 de Junho de 2012 às 09:35
Daw Suu tinha o sonho de ver o seu país livre. Esse dia está cada vez mais próximo. 21 anos depois de ter faltado à cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi estará presente este sábado em Oslo para finalmente receber a distinção e apresentar a sua conferência Nobel. A líder da resistência birmanesa é hoje uma mulher mais feliz depois de ter quebrado a resistência militar que votou o seu país à obscuridade.

Por estes dias, a cândida senhora de 66 anos (comemora mais um aniversário na terça-feira), cumpre um roteiro de emoções que a traz de regresso à Europa, onde casou e teve dois filhos. Suíça, Noruega, Irlanda e sobretudo o Reino Unido estão no seu trajeto, com a viagem a terminar em França num encontro com o Presidente François Hollande.

A viagem de Suu Kyi tornou-se possível graças a um processo de reformas democráticas levado a cabo no país desde que a junta militar se dissolveu e passou o poder a um governo civil a 30 de março de 2011. Uns meses antes, em Novembro de 2010, tinha sido libertada da prisão domiciliária.

Veja o desenvolvimento da notícia em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção