PUB
PUB
Internacional
Megaconcerto assinala aniversário da morte de Cesária Évora
Cesária Évora Foto: Reuters
Redação Lux em 15 de Dezembro de 2012 às 12:48
O Vale da Ribeira da Torre, concelho de Ribeira Grande, Santo Antão, é hoje palco de um mega concerto para assinalar o primeiro aniversário da morte da cantora cabo-verdiana Cesária Évora.

O evento conta com a participação de vários artistas nacionais e internacionais, entre eles o português Camané, que estará presente junto com as cabo-verdianas Lura, Sara Tavares, Nancy Vieira, o grupo Cordas do Sol, e o angolano Bonga, entre outros.

A Harmonia, empresa promotora do espetáculo, lembrou que, inicialmente, o concerto destinava-se a celebrar os 70 anos de Cesária Évora, cuja mãe era natural de Santo Antão, mas a ideia acabou por ser abandonada.

Mais tarde, porém, por sugestão da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do Ministério da Cultura, o evento idealizado para o aniversário transformou-se numa homenagem a Cesária, a realizar dois dias antes de se completar um ano sobre o falecimento da «Diva dos Pés Descalços».

O Vale da Ribeira da Torre foi o local escolhido porque tem boas condições acústicas e é protegido do vento, além da sua beleza natural, justificou a empresa promotora de espetáculos, pertencente da José «Djô» da Silva, o empresário que lançou a «Rainha da Morna», falecida a 17 de dezembro de 2011 no Mindelo (São Vicente).

Com o espetáculo em Santo Antão, fecha-se um ciclo de várias homenagens que se realizaram ao longo deste ano, depois de Paris (três concertos), Toulouse (França), Lisboa, Serpa (Portugal) e Amesterdão (Holanda).

Além de Lura, Sara Tavares, Nancy Vieira e Cordas do Sol, Cabo Verde estará presente ainda com os cantores Teófilo Chantre, Zeca di Nha Reinalda, enquanto, entre os artistas internacionais, além de Camané e de Bonga, estão confirmadas as presenças de Ismael Lo (Senegal), Sia Tolno (Guiné Conacri) e Bernard Lavilliers (França).

Cerca de 25 músicos que tocaram com «Cize» em diferentes momentos da sua carreira vão passar também pelo palco, para acompanhar os diferentes intérpretes.

A população de Ribeira da Torre aparece no evento como parceira, pois irá organizar, em paralelo, uma feira de produtos artesanais e agrícolas.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção