PUB
PUB
Nacional
Homenagem a Cesária Évora no Coliseu para cumprir sonho da cantora
Cesária Évora Foto: Reuters
Redação Lux em 15 de Junho de 2012 às 16:43
Bonga, Celeste Rodrigues, Lura, Maria Alice, Nancy Vieira, Sara Tavares, Teófilo Chante e Tito Paris sobem na sexta-feira ao palco do Coliseu de Lisboa, com a banda de Cesária Évora, num espetáculo de homenagem à cantora cabo-verdiana.

O concerto será gravado em CD e DVD e editado pela Associação Cesária Évora, criada pela cantora que ficou conhecida como «diva dos pés descalços», «rainha da morna» ou «Cize», e a receita das vendas reverterá para um espetáculo a realizar em Cabo Verde, cumprindo um sonho de Cesária, disse à agência Lusa fonte da associação.

Gizado pelo editor e promotor de Cesária Évora, José da Silva, esse espetáculo em Cabo Verde estava concebido para o início de dezembro de 2011 e seria uma homenagem à cantora. Reuniria artistas importantes na sua carreira e assinalaria o 70.º aniversário de «Cize», nascida a 27 de agosto de 1941 no Mindelo.

Cumprindo o sonho da «diva dos pés descalços», como a própria revelou em entrevista à agência Lusa na véspera de comemorar 70 anos, o concerto realizar-se-ia no vale da Ribeira da Torre, na Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, terra natal da mãe de Cesária, onde esta chegou a cantar «mais do que uma vez», sem voltar a fazê-lo depois de se tornar conhecida a nível internacional.

A venda do CD+DVD do concerto do Coliseu pela Associação deverá permitir angariar os fundos para José da Silva (Djo) organizar este espetáculo de homenagem a «Cize», e fazer com que a cantora de algum modo volte ao local onde pretendia regressar, como o próprio disse à Lusa.

A data provável deste concerto é 17 de dezembro, quando se cumpre o primeiro aniversário da morte de Cesária Évora, acrescentou.

O concerto do Coliseu, sexta-feira, 15 de junho, é o quarto de uma série lançada no início deste mês, em Serpa, no festival Encontro de Culturas, onde Cesária cantou em 2007.

Os outros dois concertos realizaram-se na terça e quarta-feira últimas, em Toulouse, França, no âmbito do festival Rio Loco.

Entre os vários cantores destacados pela organização do espetáculo, consta Bonga ¿ por ter atuado e cantado um dueto com Cesária no último espetáculo desta em Portugal, a 08 de maio de 2010 ¿ e Celeste Rodrigues, convidada pela organização por Cesária Évora ser uma «amante assumida do fado e de Amália Rodrigues».

Com um alinhamento baseado no repertório de Cesária, o espetáculo «pretende perpetuar o nome da cantora, o encanto da sua voz e as pontes que estabeleceu entre Cabo Verde e o mundo».

No Coliseu irão ouvir-se temas como «Cize», «Mar Azul» ou «Luz dum estrela», composto por Teófilo Chantre para a «rainha da morna» e que o próprio interpretará com Sara Tavares e Nancy Vieira, revelou à Lusa Ana José Charrua, da promotora Tumabo.

Na homenagem de sexta-feira participam ainda José Zambujal e Angelo Spencer, que organizavam as digressões e espetáculos da cantora.

A última vez que Cesária Verde cantou em público foi em outubro de 2010, num espetáculo comemorativo do Dia de Cabo Verde, realizado na Expo 2010, em Xangai.

Em setembro de 2011, depois de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a editora Lusafrica anunciou o fim da carreira de Cesária, que viria a morrer a 17 de dezembro, aos 70 anos, no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde.

«Nha Sentimento» (2009) e «Cesária Évora» (2010), coletânea de 19 duetos gravados ao longo dos últimos 10 anos com artistas de 15 países africanos, são os últimos trabalhos discográficos editados de Cesária Évora.

Gravados ficaram, porém, cinco temas de um novo disco de originais ¿ canções de B. Leza (Francisco Xavier da Cruz), Manuel de Novas e Teófilo Chantre, que a «Diva» começou a preparar pouco tempo depois de ter regressado ao Mindelo, em junho de 2010, e cuja edição em disco podia acontecer «em 2012», como disse na mesma altura José da Silva à Lusa.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção