PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 14 de Março de 2011 às 09:26
Japão/Sismo: Estado de emergência decretado na central nuclear de Onagawa
Foi declarado estado de emergência na central nuclear de Onagawa, atingida pelo forte sismo que sexta-feira abalou o Japão e onde foi registado um elevado nível de radioatividade, disse a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), citada pela Lusa.

«As autoridades japonesas informaram a AIEA de que o primeiro (que é menor) estado de emergência na central de Onagawa foi comunicado pela companhia Tohoku Electric Power, informa a agência em comunicado.

Os três reatores nucleares da central de Onagawa «estão sob controlo», segundo as autoridades japonesas, e de acordo com o documento da AIEA.

Esta segunda-feira ocorreu também uma nova explosão na central nuclear de Fukushima 1, no reactor 3, avança a Reuters registando, pelo menos, 11 pessoas feridas.

O sistema de refrigeração do reator 2 da central nuclear de Fukushima 1 está inoperacional, anunciou a operadora do complexo citada pela agência Jiji Press.

As unidades 1 e 3 da central já registaram a mesma falha que acabaria por resultar numa explosão nos edifícios de cada um dos reatores, a última das quais, no reator 3, nesta madrugada.

Um funcionário da agência de segurança nuclear, em declarações à estação NHK, afirmou que o reator 2 perdeu todas as funções de refrigeração, refere a Lusa.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção