PUB
PUB
Internacional
Obama reeleito presidente dos Estados Unidos: «O melhor ainda está para vir»
Eleições presidenciais nos Estados Unidos (REUTERS)
Redação Lux em 7 de Novembro de 2012 às 07:38
Barack Obama continuará a ser o presidente dos Estados Unidos nos próximos quatro anos. O candidato democrata venceu por larga maioria nos grandes eleitores e, numa altura em que ainda se contam votos, vai à frente também no voto popular.

Quando as primeiras urnas fecharam, às 00.00 (hora de Lisboa), o Estado de Vermont ia para Obama e o Kentucky para Romney, sem surpresas. O Indiana, que há quatro anos foi democrata, caiu para o lado dos republicanos. Mais tarde, a Carolina do Norte faria o mesmo trajeto.

Virgínia Ocidental, Carolina do Sul, Oklahoma e Geórgia também foram para Romney, mas, às 01.00, Obama contra-atacou com Connecticut, Delaware, Washington D.C., Maryland, Massachusetts, Illinois, Maine e Rhode Island.

Nesta altura, o apuramento de votos na Flórida mostrava um empate entre os dois, que dava esperanças aos republicanos.

Às 01.30, Romney ganhou o Tennessee, o Arkansas e o Alabama, mas as sondagens já pintavam o decisivo Ohio com o azul democrata. Mais tarde, uma série de vitórias republicanas: Kansas, Luisiana, Dakota do Sul, Nebraska, Texas, Dakota do Norte, Wyoming e Mississippi. No entanto, o Michigan ia mesmo para Obama, assim como Nova Iorque, Nova Jersey e Minnesota. Todos sem novidade.

As primeiras derrotas de Mitt Romney surgiram com a Pensilvânia e New Hampshire, Estados onde o republicano fez muita da sua campanha. Ainda assim, o Utah caiu para o seu lado, assim como o Arizona, como se esperava.

Às 04.00, Obama ganhou lanço com a Califórnia, o Havai, Washington, Novo México, Iowa, Oregon e o Wisconsin, confirmando que os republicanos perdiam duplamente a jogar em casa (Romney no Massachusetts, Paul Ryan no Wisconsin). Nessa corrida, Obama e Joe Biden não falharam no Illinois e em Delaware, respetivamente.

Idaho, Montana e Missouri ainda trouxeram esperança a Romney, mas, às 04.19 (hora de Lisboa), a CNN já dava como certa a reeleição de Barack Obama, graças à vitória no Ohio. Ficaram cinco Estados para o fim: Nevada, Colorado e Virgínia caíram para os democratas; Alaska ficou nos republicanos. Na Flórida, o mais renhido dos 50, ainda se contam os votos.

Eram 05.50 (hora de Lisboa) quando chegou a confirmação: Mitt Romney telefonou a Barack Obama a reconhecer a derrota.

notícia tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção