PUB
PUB
Internacional
Vídeo: Morreu o flautista do «chorinho» brasileiro Altamiro Carrilho
Altamiro Carrilho Foto: Youtube
Redação Lux em 15 de Agosto de 2012 às 19:30
O flautista Altamiro Carrilho, um dos maiores instrumentistas da história da música brasileira, faleceu hoje, no Rio de Janeiro, aos 87 anos, vítima de um cancro.

Com mais de 100 discos gravados e 200 composições, Carrilho foi um dos maiores flautistas brasileiros e um dos mais importantes divulgadores do estilo nacional conhecido por «chorinho».

O músico pode ser ouvido, como solista, em flauta, nas canções «Meu Caro Amigo», de Chico Buarque de Hollanda, e «Detalhes», de Roberto Carlos, entre outras colaborações com intérpretes da música popular brasileira, como Pixinguinha (1897-1973), um dos seus ícones.

Em quase 70 anos de carreira, Carrilho apresentou-se em mais de 40 países, incluindo Portugal, onde atuou por diversas vezes, sobretudo nas décadas de 1960-70.

Carrilho assinou também adaptações de êxitos populares portugueses, como «Rosinha dos Limões» ou «Uma casa portuguesa», tendo igualmente composto a sua própria versão de «Coimbra do Choupal», que considerava «a capital do amor em Portugal».

Entre as composições mais conhecidas de Altamiro Carrilho estão «Rio Antigo», «Acorda, Luiz» e «Canarinho Teimoso».

O músico esteve internado durante mais de duas semanas, no mês de julho, e voltou às urgências do hospital São Lucas, na zona sul do Rio de Janeiro, no passado dia 27, apresentando complicações respiratórias.

Nos últimos anos, após a colocação de duas pontes de safena (bypass cardíaco), o músico já tinha reduzido o número de apresentações, mas afirmava não ter planos para parar de tocar.

Vencedor de diversos prémios, Carrilho recebeu, em 1998, das mãos do então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, uma comenda especial da Ordem do Mérito Cultural, em reconhecimento do seu trabalho pela música brasileira.

Lusa

Recorde alguns dos sucessos de Altamiro Carrilho:



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção