PUB
PUB
Internacional
Fotos e Vídeo: George Clooney preso em manifestação em Washington
George Clooney no Conselho de Relações Internacionais em Nova Iorque Foto: Reuters
Redação Lux  com AA em 16 de Março de 2012 às 15:17
George Clooney foi detido esta sexta-feira quando participava num protesto em frente à embaixada do Sudão em Washington, avança CNN que divulgou imagens do ator a ser preso.

Clooney havia declarado antes da detenção aos jornalistas presentes que pretendia chamar a atenção para a crise humanitária no Sudão. «Se não foreem tomadas medidas nos próximos três ou quatro meses, iremos enfrentar um verdadeiro desastre humanitário», afirmou Clooney citado pela Associated Press.

Após três avisos verbais por parte das autoridades para que saíssem do local, considerado propriedade privada, o ator foi detido, bem como o seu pai, Nick Clooney, e outros participantes no protesto, incluindo membros do Congresso, Martin Luther King III e o presidente da NAACP, Ben Jealous.

O grupo, que empunhava placas a dizer «Parem as armas de fome em massa», acusa o presidente sudanês, Omar al-Bashir, de estar a provocar uma crise humanitária e de impedir a ajuda de entrar nas montanhas de Nuba no sul do Sudão.

Apesar de ter afirmado recentemente que não faz «políticas, mas que pretende «fazer subir o volume», Clooney - que é apoiante de Barack Obama - esteve na Casa Branca para denunciar a crise humanitária nas regiões fronteiriças entre o Sudão e o Sudão do Sul.

Em declarações aos jornalistas, o ator revelou ontem à noite que pediu a Obama que convença a China a unir-se à pressão internacional sobre o governo sudanês com o objetivo de permitir que as forças de socorro entrem na fronteira sul do país, castigada pela fome.

Segundo o ator, o presidente americano comprometeu-se a tratar a questão com o presidente chinês, Hu Jintao, na sua próxima reunião bilateral.

Veja o vídeo da detenção:



Veja o vídeo que o ator fez sobre a situação no Sudão:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção