PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 12 de Março de 2013 às 09:49
Fotos: Abraço de Ahmadinejad a mãe de Chávez causa polémica
O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, foi criticado por alguns membros da elite iraniana depois da publicação de uma foto em que aparece a abraçar a mãe de Hugo Chávez durante o funeral do ex-presidente, na passada sexta-feira.

Na foto, divulgada por várias agências de notícias internacionais, o presidente iraniano pega na mão de Elena Frías, que coloca a cabeça no ombro de Ahmadinejad. A polémica está no facto da cultura muçulmana interpretar a manifestação pública de afeto entre homens e mulheres como adultério. Uma regra cultural seguida pela população em geral, mas com especial significado na classe política que frequentemente evita o contacto com mulheres em público.

A agência de notícias Al Arabiya cita um deputado iraniano, Mohammed Dehghan, que fez um crítica implícita ao presidente. «Tal ato por parte de um alto funcionário do Executivo opõe-se ao comportamento de um muçulmano, que é limitado pelos compromissos religiosos».

A fotografia acabou por se tornar viral no Facebook e no Twitter. Muitos dos utilizadores questionavam precisamente qual seria a reação no Irão à atitude do presidente.

Veja o desenvolvimento da notícia em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção