PUB
PUB
Internacional
Autora de Harry Potter acusada de plágio
Antestreia de «Harry Potter e o Principe Misterioso» em Londres
Redação Lux  com IP em 18 de Fevereiro de 2010 às 19:00
A autora dos livros de Harry Potter está a ser acusada de plágio da obra «The Adventures of Willy the Wizard - No 1 Livid Land», escrito por Adrian Jacobs, em 1987.

Os herdeiros do autor colocaram um processo contra a editora Bloomsbury Publishing Plc, e acusam Rowling de ter copiado partes substanciais da obra de Adrian no Livro «Harry Potter e o Cálice do fogo», o quarto título da saga publicado em 2000.

Entre os episódios copiados estaria o concurso de magia descrito no livro de Rowling e a ideia de comboio dos dos feiticeiros.

Hoje Rowling pediu ao tribunal o arquivamento do processo e explicou porquê:

«Fico triste pelo facto de ter sido feita mais uma alegação de que eu teria plagiado material de outro autor para escrever o Harry» , disse Rowling, num comunicado à imprensa.

«As alegações feitas não apenas são infundadas como são absurdas, e fico muito triste com o facto de tanto eu como a minha editora sentirmos a obrigatoriedade de nos defender-mos. Vamos pedir imediatamente ao tribunal uma decisão de que a alegação não tem qualquer valor e, portanto, deve ser arquivada o mais depressa possível», completou.

Os sete livros de «Harry Potter» já venderam mais de 400 milhões de cópias em todo mundo. Os filmes, inspirados na saga do feiticeiro mais famoso do mundo, já renderam milhões de euros.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção