PUB
PUB
Internacional
Pinturas de menino de sete anos recebem ofertas superiores a 13 mil euros
Kieron Williamson
Redação Lux  com Lusa em 13 de Agosto de 2010 às 18:30
Pinturas de um menino de sete anos dificilmente atraem ofertas superiores a 13 mil euros mas os trabalhos de Kieron Williamson são reputados internacionalmente, valendo-lhe os epítetos de «mini Monet» ou «petit Picasso».

Duas semanas depois de 33 aguarelas, óleos e pastéis terem sido vendidas por um total de 150 mil libras (182,5 mil euros) em apenas 27 minutos, a galeria Picturecraft está a organizar um leilão para mais duas pinturas.

«Incoming Light», um óleo, foi o último trabalho que Kieron completou antes de fazer oito anos, a 04 de agosto, e em apenas 24 horas o preço base subiu de 9500 mil libras (11,5 mil euros) para 11 mil libras (13,4 mil euros).

No mesmo leilão está também disponível o primeiro pastel feito na semana depois do aniversário, e de quinta feira o valor mais do que duplicou, de 5 mil libras (6 mil euros) para 12 mil libras (14,6 mil euros).

O proprietário da galeria, Adrian Hill, diz ter recebido «níveis de interesse sem precedentes» e decidiu prolongar por mais cinco dias o leilão, até 20 de agosto.

Mas já não surpreende esta euforia pela obra de Williamson, natural da pequena cidade de Holt, no oeste de Inglaterra, e que ainda frequenta a escola primária.

A imprensa tem falado dele como um menino-prodígio pelo talento demonstrado na pintura de paisagens, sobretudo da costa de East Anglia.

Os primeiros indícios de habilidade para a arte foram notados quando ainda tinha cinco anos, durante umas férias com a família na Cornualha, quando insistiu em desenhar uns barcos num porto.

Tutorado por artistas locais, desenvolveu o instinto pelo detalhe e o uso das cores e, um ano mais tarde, em 2009, 19 quadros foram vendidos por um total de 14 mil libras (17 mil libras).

Poucos meses depois, em novembro, uma exposição de 16 obras foi arrebatada em 14 minutos por 18,2 mil libras (22 mil euros).

Este foi o início de uma euforia, que se manifestou nos dias anteriores à exposição de 30 de julho.

Pessoas de sítios como a África do sul ou EUA deslocaram-se propositadamente e acamparam à porta da galeria.

Mesmo sendo pinturas de uma criança, foram vendidas por entre 1825 e 7995 mil libras (2,2 mil e 9730 euros).

Atualmente, Kieron Williamson tem milhares de admiradores em mais de 35 países, incluindo Portugal.

Continua a ter interesses mais comuns da idade, como jogar futebol ou brincar com a consola de videojogos, mas é artista que quer ser quando for grande.

Numa entrevista ao Guardian, em dezembro passado, rejeitou seguir os passos de Pablo Picasso, que também manifestou talento na infância.

«Monet or Edward Seago» foi a resposta sobre a sua fonte de inspiração.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção