PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 20 de Junho de 2013 às 17:31
Infanta Cristina une-se à família real no tributo a Don Juan de Borbón
Depois de um ano e meio de ausência da agenda oficial, a infanta Cristina de Espanha reapareceu hoje, numa homenagem que marca o 100º aniversário do nascimento de Don Juan de Borbón, pai do rei Juan Carlos.

Apesar de se tratar de um ato familiar realizado na Capela do Palácio Real, trata-se de um ato institucional com caráter público e a infanta Cristina marcou presença ao lado dos reis, dos príncipes Felipe e Letizia e da irmã Elena, que se fez acompanhar pelo filho Juan Froilan de Marichalar - o único neto do rei presente. Participaram ainda na cerimónia, as infantas Pilar e Margarita.

O último ato público em que a infanta Cristina participou foi, junto ao marido, Iñaki Urdangarin, o desfile da Fiesta Nacional de 12 de outubro de 2011 e receção oficial.

A infanta Cristina tem estado envolvida no processo conhecido como Nóos. A filha do rei Juan Carlos, está a ser investigada, a pedido do juiz José Castro, para se saber se terá vendido vários imóveis sem o declarar, como alega a Agência Tributária.

Segundo a Agência Tributária, tratam-se de 12 operações de venda que terão gerado lucros de 1,4 milhões de euros à infanta Cristina não declarados.

A Agência Tributária entregou ao juiz um relatório em que dava conta da venda de sete imóveis em 2005 e cinco em 2006, supostamente propriedade da infanta.

O processo Nóos envolve o marido da infanta Cristina, Iñaki Urdangarin, suspeito de ter desviado vários milhões de euros de fundos públicos através do Nóos, uma sociedade de patrocínios à qual presidiu entre 2004 e 2006.

A infanta Cristina, através da Casa Real, negou estar envolvida nestas operações considerando que a informação pode ser «um erro».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção