PUB
PUB
Internacional
Vídeo: Faleceu a pianista francesa Brigitte Engerer
Brigitte Engerer Foto: Reprodução Youtube
Redação Lux em 23 de Junho de 2012 às 15:03
A pianista francesa Brigitte Engerer, formada na escola russa e protagonista de uma brilhante carreira internacional, faleceu hoje em Paris com 59 anos, anunciou a sua agência.

Nascida na Tunísia a 27 de outubro de 1952, era apontada como uma virtuosa executante «entre os maiores» pianistas, segundo um comunicado da empresa Concerts De Valmaléte, que não indicou as causas da morte da artista.

A pianista tocou pela última vez no passado dia 12 no Théâtre des Champs-Elysés, na capital francesa, onde interpretou obras de Schumann com a Orquestra de Câmara de Paris, 50 anos depois da sua primeira atuação na mesma sala.

Aos 17 anos, Brigitte Engerer deixou Paris para estudar na então União Soviética, a convite do Conservatório de Moscovo, fazendo com que «uma parte de si passasse a ser russa», como afirma o comunicado da sua agência.

Para Stanislas Neuhaus, que foi seu professor durante cinco anos, Brigitte Engerer foi «um dos pianistas mais brilhantes e originais da sua geração».

«O seu desempenho caraterizava-se pela sensibilidade artística, espírito romântico, magnitude, perfeição técnica, assim como por um talento nato para comunicar com o público», acrescentou o mestre.

Engerer desenvolveu uma carreira internacional, que incluiu os principais palcos mundiais, como Berlim, Paris e Nova Iorque.

«A sua vida foi uma busca incansável pela verdade musical, a que acrescentou os seus múltiplos talentos», considera ainda a sua agência

Lusa

Veja uma das atuações da pianista:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção