PUB
PUB
Internacional
Criador da dieta Dukan suspenso por receitar medicamento não autorizado
Pierre Dukan Foto: Facebook
Redação Lux  com AM em 11 de Julho de 2013 às 12:30
O criador da dieta Dunkan, Pierre Dunkan, foi suspenso do exercício profissional durante oito dias por prescrever um medicamento não autorizado e por ter mentido em relação a um tratamento.

A Ordem dos Médicos da Île de França ditou, numa decisão conhecida esta quinta-feira, que Dukan «traiu a confiança do seu paciente e a colocou em perigo», falando de uma mulher que apresentou queixa em 2012 por «quebra das regras deontológicas».

O nutricionista francês prescreveu o medicamento Mediator - um fármaco contra a diabetes associado à morte de mais de mil pessoas em França e que contem um inibidor de apetite - à paciente que queria perder peso.

Ao prescrever o medicamento «sem ter feito, em momento algum, análises biológicas nem vigilância cardiológica, o doutor Dukan não prestou à senhora B os cuidados necessários e conformes» aos conhecimentos científicos disponíveis, como se pode ler no parecer jurídico.

A organização considera ainda que Dukan quis minimizar a sua responsabilidade e mentiu à paciente, assim como aos membros da Ordem dos Médicos, em relação com a duração do tratamentos e os antecedentes diabéticos da mulher.

«Ao recorrer deste modo a afirmações claramente falsas, o doutor Dukan mostrou um comportamento que manifesta falta de credibilidade, de maneira que prejudica a sua profissão», segundo a declaração da instância disciplinar da Ordem dos Médicos.

Para além da suspensão, que terá de cumprir a partir do próximo dia 1 de outubro, Dukan terá de indemnizar a sua ex-paciente em 6 mil euros.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção