PUB
PUB
Internacional
Estados Unidos requerem extradição de Polanski
Roman Polansky
Redação Lux em 23 de Outubro de 2009 às 10:29
Os Estados Unidos apresentaram às autoridades suíças um pedido formal de extradição de Roman Polanski, detido a 26 de Setembro à chegada a Zurique, no cumprimento de um alvo de um mandado internacional de captura emitido pela justiça norte-americana num caso de abuso sexual de menor.

«O pedido de extradição dos Estados Unidos está baseado no mandado decretado pelo Tribunal Superior da Califórnia a 1 de Fevereiro de 1978, a data em que Polanski não compareceu em tribunal como estava obrigado a fazê-lo nos termos da libertação sob caução que lhe fora emitida [enquanto aguardava a pronúncia de sentença», registou hoje em comunicado o departamento de Justiça suíço. O mesmo documento frisa que Polanski tem direito a recorrer de qualquer decisão sobre o mandado nos tribunais da Suíça.

O mandado internacional de captura foi emitido em 2005 e houve desde aí duas tentativas para deter Polanski quando este planeou deslocar-se a países que têm acordos de extradição com os Estados Unidos. Foi quando se deslocou a Zurique, para receber um prémio, que foi detido, no aeroporto.

O cineasta foi hospitalizado há uma semana num hospital do cantão de Zurique devido a um problema de saúde anterior à sua detenção.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção