PUB
PUB
Nacional
Joana Carneiro dirige Orquestra Nacional do Porto
Maestrina Joana Carneiro
Redação Lux  com AM em 8 de Janeiro de 2010 às 10:12
A Orquestra Nacional do Porto (ONP) vai actuar na Casa da Música (CdM) no Porto, esta sexta-feira, às 21h00 horas, na Sala Suggia, sob direcção musical da maestrina Joana Carneiro.

Num concerto que marca o arranque da temporada 2010, que tem a Áustria como país tema, estará ainda presente a meia-soprano espanhola de origem argentina Alicia Nafé, «requisitada em todo o Mundo pela força das suas interpretações», segundo o comunicado da CdM.

O concerto é comporto por «Passacaglia op.1», de Anton Webern; «Canções de Spanisches Liederbuch», de Hugo Wolf (arranjos de Steven Stucky); duas canções do ciclo «Neruda Songs», de Peter Lieberson; e «Sinfonia nº 3» e «Renana» (versão de Gustav Mahler), de Robert Schumann.



«Além de procurar representar a musicalidade austríaca, este espectáculo recorda a profunda ligação histórica entre Espanha e Áustria, com os 'Spanisches Liederbuch' e o ciclo de canções de Peter Lieberson, baseado nos poemas de Pablo Neruda», pode ler-se também no comunicado.

Recorde-se que Joana Carneiro, filha do antigo ministro da Educação, Roberto Carneiro, e da actual deputada do PS, Maria do Rosário Carneiro, é ainda directora musical da Sinfónica de Berkeley, na Califórnia.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção