Nacional
Vídeo: Rui Veloso edita álbum de duetos com amigos
Concerto de Rui Veloso no Coliseu do Porto (foto: Rui M. Leal)
Redação Lux em 25 de Novembro de 2012 às 10:03
O novo álbum de Rui Veloso, a editar na segunda-feira, assinala o regresso do músico aos estúdios, depois do disco «A Espuma das Canções», editado em 2005.

Intitulado «Rui Veloso e Amigos», o álbum tem treze temas do seu repertório que o músico revisitou com artistas como Camané, Ricardo Ribeiro ou Carlos do Carmo.

A canção «Em busca dum visual» que Rui Veloso canta com Jorge Palma abre o álbum, seguindo-se «Conceição» em dueto com Camané, contando este tema com a participação especial de Afonso Pais.

Da área fadista há a referir a participação de Carlos do Carmo com quem Rui Veloso partilha a interpretação de «Os velhos do jardim», Ricardo Ribeiro, distinguido o ano passado com o Prémio Amália para o Melhor Intérprete, com quem canta «Nunca me esqueci de ti», e ainda Ana Sofia Varela.

O álbum inclui ainda a participação do pianista Bernardo Sassetti, falecido em maio passado, com o qual Rui Veloso gravou «Benvinda sejas Maria».

Luís Represas, Rão Kyao, Expensive Soul, Dany Silva e Maria João & Mário Laginha são outros dos nomes com quem o autor de «Mingus & samurais» partilha a interpretação de diferentes temas.

O 13.º tema é uma interpretação coletiva de «Fado com Pessoa» que conta com as participações de Manuel João Vieira, Boss AC, Ana Sofia Varela, Paulo Flores, Lura, Tcheka, Zé Ricardo, Manecas Costa e Luanda Cozetti.

Os Expensive Soul, Luís Represas, Tito Paris, Dany Silva, JP Simões e Zeca Medeiros são outros parceiros em canções de Rui Veloso.

Rui Veloso, de 55 anos, nascido em Lisboa, saltou para a ribalta da música em 1980 com o álbum «Ar de rock». Daí para cá contam-se vários êxitos, nomeadamente, «Chico Fininho», «Não há estrelas no céu», «Sei de uma camponesa», «Rapariguinha do shopping», «Porto Sentido», «A Paixão (segundo Nicolau da Viola)» e «Porto Covo».

Ao longo da carreira editou nove álbuns de originais e três gravados ao vivo, o mais recente foi gravado no pavilhão Atlântico, em Lisboa, e editado em CD/DVD em 2009.

«Rui Veloso e Amigos» é editado pela EMI Musica e inclui um DVD realizado por Jesus Roque que regista vários momentos das gravações e entrevistas a alguns dos participantes.

Lusa

Veja o vídeo:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção