PUB
PUB
Nacional
Marcelo e Costa recebidos por Hollande e jantam com seleção portuguesa em Paris
Marcelo Rebelo de Sousa - Inauguração da exposição Contraluz na livraria Sá da Costa em Lisboa 12.03.16 Foto: João Cabral/Lux
Redação Lux  com Lusa em 2 de Junho de 2016 às 18:19

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, vão ser recebidos pelo chefe de Estado francês, François Hollande, a 10 de junho, em Paris, e no dia seguinte jantam com a seleção portuguesa de futebol.

Esta reunião no Palácio do Eliseu com François Hollande acontecerá logo após a chegada de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa à capital francesa, às 18:15, e depois os três seguirão para a cerimónia oficial do Dia de Portugal, que decorrerá na Câmara Municipal de Paris, às 19:15.

Nessa cerimónia, que dará sequência às comemorações do 10 de junho iniciadas em Lisboa, o chefe de Estado português fará a sua segunda intervenção a assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que deverá ser centrada na emigração portuguesa, e haverá também discursos do Presidente francês e da presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo.

O Presidente da República vai condecorar nove personalidades: cinco emigrantes portugueses, uma luso-descendente e três franceses que têm desempenhado um papel junto da comunidade lusa.

As condecorações, que vão ser atribuídas por Marcelo Rebelo de Sousa durante a sua deslocação à capital francesa, entre 10 e 12 de junho, incluem quatro portugueses residentes em Paris que auxiliaram vítimas do ataque ao Bataclan.

Quase sete meses depois de terem prestado auxílio a vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris, Margarida de Santos Sousa, Manuela Gonçalves, José Gonçalves e Natália Teixeira Syed vão ser condecorados com o grau de Dama/Cavaleiro da Ordem da Liberdade.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção