PUB
PUB
Nacional
Imagem de Cristiano Ronaldo vale mais do que a de Lionel Messi
Cristiano Ronaldo Foto: Epa/Nuno Veiga
Redação Lux em 3 de Abril de 2012 às 18:01
Cristiano Ronaldo é, em termos mediáticos, o jogador mais valioso do futebol mundial da actualidade. De acordo com um estudo desenvolvido pelo IPAM - The Marketing School que analisa e compara o valor do craque português e de Lionel Messi, do ponto de vista do marketing, o potencial de mercado do jogador do Real Madrid está avaliado em 40 milhões de euros/ano, contra os 37 milhões/ano do astro argentino. Receitas publicitárias, projecção mediática, exposição na Web e palmarés são, apenas, algumas das dimensões avaliadas.

Cristiano Ronaldo leva a melhor sobre Messi, desde logo, no campo da Internet: Ronaldo tem mais fãs no Facebook (42 milhões contra os 34 milhões do argentino), soma 139 milhões de pesquisas no Google (mais 80 milhões do que «La Pulga»), 212 mil vídeos alojados no Youtube e oito milhões de seguidores no Twitter. O potencial de mercado do português é, de igual modo, sustentado na projecção social. O jogador do Real Madrid é referenciado em 205 livros da Amazon (Messi apenas em 85) e em 2.157 artigos científicos (o argentino em 1.608). No ranking de celebridades da revista Forbes, o capitão da selecção nacional figura na 43ª posição, enquanto que Messi surge no 62º lugar.

Neste taco-a-taco, realce também para o facto de Ronaldo levar a melhor sobre o rival da Catalunha no que toca ao vencimento. O salário anual do português - 13 milhões de euros - supera em cerca de um milhão o de Messi. De acordo com o estudo, o número 10 dos blaugrana bate o craque português em três variáveis: receitas globais, palmarés e exposição mediática. Os direitos de imagem proporcionam, anualmente, 21 milhões de euros a Messi. Cristiano Ronaldo fica-se pelos 15 milhões. Desta forma, e apesar de auferir um salário mais baixo, o astro argentino é capaz de gerar mais receitas. Com 18 títulos colectivos conquistados ¿ contra 10 do avançado português ¿ e três distinções para a Bola de Ouro da FIFA (2009, 2010 e 2011), contra apenas uma do português (2008), «La Pulga» supera Ronaldo em termos de sucesso desportivo.

O segredo de CR7 está na irreverência

O valor da marca «Ronaldo» e «Messi» supera largamente a dos técnicos pelos quais são orientados. Recorde-se que o valor potencial de mercado de José Mourinho está avaliado em 25 milhões de euros, mais cinco milhões do que Pep Guardiola. Para Daniel Sá, director do IPAM ¿ The Marketing School Porto e Aveiro e autor do estudo, «a vantagem de Ronaldo face a Messi deve-se, sobretudo, ao estilo irreverente, forte e agressivo do português que contrasta com o perfil mais apagado do atacante do Barcelona».

«O percurso de cinco anos no Manchester United e o facto de ter actuado, durante um largo período de tempo, na Premier League - a liga mais visível e rentável do futebol mundial ¿ são outros factores que ajudaram Ronaldo a potenciar a sua imagem», explica o especialista em marketing desportivo.

Daniel Sá perspectiva que os atletas possam alcançar uma maior margem de progressão nesta área nos próximos anos. De acordo com o docente, «Ronaldo e Messi devem incidir a aposta nos mercados asiático, norte-americano e africano e tirar o máximo proveito do potencial dos novos meios digitais».

A investigação efectuada pelo IPAM ¿ The Marketing School utilizou uma metodologia científica ¿ Sports Reputation Index by IPAM ¿ que tem como objectivo avaliar a reputação, a popularidade e a notoriedade de um atleta ou treinador.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção