PUB
PUB
Nacional
Cristina Ferreira, Ronaldo e Catarina Furtado são as personalidades que os portugueses mais valorizam na publicidade
Cristina Ferreira
Redação Lux em 8 de Junho de 2020 às 14:14

A apresentadora de televisão Cristina Ferreira é a figura pública que os portugueses consideram como a mais adequada para participar em campanhas publicitárias em Portugal.

A conclusão é da edição de 2020 do estudo da Marktest “Figuras Públicas e Digital Influencers”, que colocou pela primeira vez a apresentadora da SIC como a mais referida pelos inquiridos como a melhor escolha para anúncios de empresas, marcas, produtos ou iniciativas dos principais sectores de atividade económica ou social.

Com 53,6% de referências por parte dos inquiridos no estudo, Cristina Ferreira superou assim pela primeira vez o futebolista Cristiano Ronaldo, que registou 53,1% das respostas.

Na comparação com a edição de 2019 deste estudo, Catarina Furtado subiu à terceira posição do ranking, com 34.6% de referências, Fernando Mendes ocupa o quarto lugar (33.8%) e Manuel Luís Goucha completa o Top5 (31.2%).

No que diz respeito aos atributos mais valorizados pelos portugueses nas figuras públicas que protagonizam campanhas publicitárias, a Honestidade foi considerada a mais importante. Credibilidade, Simpatia e Competência foram os atributos imediatamente a seguir entre os mais citados.

Os nomes de Cristina Ferreira e de Cristiano Ronaldo foram os que mais vezes ocuparam lugares de topo nas associações a um conjunto de 13 atributos avaliados pelo estudo, tendo sido os mais indicados em quatro desses atributos: no caso de Cristina Ferreira, honestidade, credibilidade, simpatia e persuasão. No caso de Cristiano Ronaldo, prestígio, talento, reputação e competência.

O melhor resultado de Cristina Ferreira foi obtido na associação ao atributo persuasão, com 15.4% e o melhor resultado de Cristiano Ronaldo esteve na associação a talento, com 20.5%.

A apresentadora da TVI Fátima Lopes ocupou o primeiro lugar na associação a sobriedade, João Félix a juventude, Ricardo Araújo Pereira a sentido de humor, Ruy de Carvalho a maturidade e Sara Sampaio a beleza.

Recorde- se que a edição de 2020 deste estudo – disponibilizada em maio ao mercado –, revelara já que Cristiano Ronaldo e Cristina Ferreira são as figuras públicas com maior notoriedade em Portugal e Ricardo Araújo Pereira é a personalidade que gera mais empatia junto dos portugueses.

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção