Nacional
Redação Lux em 11 de Setembro de 2017 às 10:39
Carla Andrino chora com surpresa do marido no Bussaco

Carla Andrino chorou, comovida, depois de de surpresas que lhe foram preparadas pela Fundação Mata do Bussaco (FMB), durante a cerimónia de plantação de uma árvore, e que tiveram o ponto alto quando o marido da atriz interpretou uma música, ao piano, no meio da floresta, com a colaboração de 20 cantores do Coimbra Gospel Choir.

“Foi um turbilhão de emoções. Tenho 51 anos e posso dizer que o que aqui se passou hoje foi claramente dos momentos mais marcantes e emocionantes em toda a minha vida”, disse a atriz.

Carla Andrino foi convidada pela FMB para plantar um azereiro, mas estava longe de imaginar o que verdadeiramente a esperava. Quando chegou ao Bussaco, tinha à sua espera mais de meia centena de fãs, entre os quais pessoas que estão a enfrentar ou já enfrentaram tratamentos de quimioterapia para combater o cancro.

Ao plantar a árvore, junto ao Palácio do Bussaco, a atriz foi logo surpreendida com uma videochamada da filha e do neto que fizeram questão de assistir, à distância, ao evento.

No final da plantação, o marido de Carla Andrino, o maestro Mário Rui Teixeira, que já tinha um piano à sua espera, escondido na Mata, começou a tocar Amazing Grace, com o apoio das vozes de um coro de gospel, o que criou um ambiente bastante comovente.

A atriz, emocionada, sentour-se num tronco de árvore, a tapar a cara com as suas mãos.

O maestro e pianista Mário Rui passou de Amazing Grace para Happy Day e a atriz e os fãs, que foram acompanhando a música com palmas. 

No final, Carla andrino foi ainda homenageada com um pequeno filme que passou a sua vida recente em revista. 

“Saio da Mata Nacional do Bussaco de coração cheio. Vocês pregaram-me uma partida de todo o tamanho. Estou sem palavras. Nunca pensei, em toda a minha vida que já leva mais de meio século, passar por emoções assim tão, tão fortes”, afirmou Carla Andrino.

Recorde-se que a iniciativa das plantações de árvores por figuras públicas, nesta Mata Nacional que é candidata a Património Mundial da UNESCO, visa, por um lado, "contribuir para a reflorestação do Bussaco" e, por outro lado, "dar um sinal aos portugueses da necessidade de todos contribuirmos para a preservação do meio ambiente".

Este programa de plantação de árvores enquadra-se no projeto de reflorestação que a FMB tem vindo a desenvolver na Mata Nacional do Bussaco, a única floresta pública portuguesa a receber a certificação FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável). 

Pedro Abrunhosa, Marisa Liz (Amor Electro), Assunção Cristas, Maria de Belém, José Cid, Rui Reininho, Marco Paulo, Sofia Aparício, Rui Veloso, Luís de Matos e Luís Represas foram apenas algumas das figuras públicas nacionais que plantaram recentemente árvores no Bussaco. Também uma equipa de futebol dos Emirados Árabes Unidos e um grupo de investigadores chineses plantaram uma árvore, recentemente, no Bussaco.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção