PUB
PUB
Nacional
Agustina Bessa-Luís celebra hoje 90 anos
Agustina Bessa-Luís (foto Presidência da República)
Redação Lux em 15 de Outubro de 2012 às 09:01
Já não vemos Agustina há algum tempo, mas todos nós conhecemos a sua obra e a sua postura como mulher na sociedade. Agustinha Bessa-Luís celebra hoje 90 anos, um aniversário redondo de uma grande senhora.

Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa-Luís nasceu a 15 de outubro de 1922, em Vila Meã, Amarante, mas foi sempre uma escritora do Porto. O Douro foi a grande inspiração do seu imagináiro romanesco.v Publicou a primeira obra de ficção, «Mundo Fechado», aos 26 anos, quando vivia em Coimbra e já era casada. Dois anos depois fixou residência no Porto e foi já aí que publicou «Super-Homens», o seu primeiro romance.

Foi diretora do «Primeiro de Janeiro» e do Teatro Nacional D. Maria II, foi elemento da Academia de Ciências de Lisboa, da Alta Autoridadepara a Comunicação Social, da Academie Européenne des Sciences, des Arts et des Lettres de Paris e da Academia Brasileira de Letras.

«A Sibila»,publicada em 1954, é muito provavelmente a sua maior referência literária e ainda hoje é ensinada nas escolas.

Ao longo da sua vida foi reconhecida pelos seus pares e premiada várias vezes. Entre outros, recebeu o Prémio PEN Clube, o Grande Prémio do Romance e da Novela da Associação Portuguesa de Escritores, Vergílio Ferreira, e o Prémio Camões. Também foi distinguida com a Ordem de Sant'Iago da Espada, a Medalha de Honra da Cidade do Porto e o grau de «Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres», atribuído pelo governo francês.

Viu vários dos seus romances a serem adaptados ao cinema pelo amigo e realizador Manoel de Oliveira. Fanny Owen («Francisca»), Vale Abraão, As Terras do Risco («O Convento») e «O Princípia da Incerteza» passaram para o grande ecrã, para além de «Party», cujos diálogos foram igualmente escritos por si.

Retirada do espaço público há muitos anos, disse um dia. «Nasci um dia e morrerei criança». O seu último romance, «A Ronda da Noite», foi publicado em 2006.



Veja mais em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção