PUB
PUB
Nacional
Papa: Jacinta e Francisco, de pastorinhos a santos, um processo com 67 anos
Francisco e Jacinta vão ser santos
Redação Lux  com Lusa em 18 de Abril de 2017 às 15:06

A canonização dos pastorinhos de Fátima Jacinta e Francisco está apenas dependente do anúncio da data e do local, após o consistório de quinta-feira, no Vaticano, mas o processo prolonga-se há 67 anos.

Beatificados pelo papa João Paulo II, em Fátima, em 13 de maio de 2000, a canonização dos dois irmãos estava dependente da aprovação, pelo papa, do milagre que foi anunciado pela sala de imprensa da Santa Sé, a 23 de março.

Francisco e Jacinta faleceram ainda crianças, pouco depois de, com a sua prima Lúcia de Jesus (1907-2005), terem estado na origem do fenómeno de Fátima, entre maio e outubro de 1917. (Corrige no primeiro parágrafo a data do consistório, que é na quinta-feira, 20 de abril)

O papa Francisco preside na quinta-feira ao consistório, no Vaticano, em que será decidida a data e o local da canonização de 37 beatos, entre eles os pastorinhos de Fátima Francisco e Jacinta.

A decisão está agora nas mãos dos cardeais e de Francisco, que estará Fátima a 12 e 13 de maio, e será a última etapa antes da cerimónia de canonização, um processo que se arrasta há 67 anos, desde 1950.

A canonização de Francisco e Jacinta, beatificados pelo papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de maio de 2000, estava dependente do reconhecimento de um milagre, a cura de uma criança brasileira, em 2013, o que aconteceu a 23 de março. (Corrige no primeiro parágrafo a data do consistório, que é na quinta-feira, 20 de abril)

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção