PUB
PUB
Nacional
Morreu Óscar Lopes
Lux
Redação Lux em 23 de Março de 2013 às 09:20
O ensaísta e professor Óscar Lopes, 95 anos, co-autor da História da Literatura Portuguesa, morreu na sexta-feira no Porto, confirmou à Lusa fonte familiar.

O corpo do ensaísta está na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, de onde sairá o funeral no sábado, às 15:00, para o crematório de Matosinhos, onde se realiza a cerimónia de cremação às 16:30, disse a mesma fonte.

Por ocasião do seu 90.º aniversário, o PCP de que era militante afirmou: «Indissociável da valiosíssima obra realizada, a trajetória da sua vida impõe-se-nos como um exemplo de verticalidade e inteireza moral e ideológica».

«Recordemo-la, pois, de forma necessariamente sumária, até porque ela se distingue, desde logo, pelo modo como soube alicerçar um excecional percurso de investigação e docência numa visão mais ampla do mundo, determinada pela condição de marxista e de militante comunista de longa data», afirmou na altura o PCP.

Óscar Lopes nasceu em Leça da Palmeira, Matosinhos, em 1917, foi professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Com António José Saraiva, foi coautor da «História da Literatura Portuguesa» (1955), apontada como uma obra de referência.

A sua extensa bibliografia inclui dezenas de ensaios, estudos e críticas sobre literatura, linguística e cultura portuguesas.

Colaborou ainda em algumas das mais importantes revistas literárias portuguesas, como a Colóquio/Letras e a Seara Nova.

Óscar Lopes, ex-membro do comité central do PCP, foi condecorado em 2006 pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção