Nacional
Redação Lux em 26 de Abril de 2018 às 17:11
Jovem artista plástica brasileira Vitória Frate em atelier aberto no Espelho d’Água
1/2 - Vitória Frate em atelier aberto no Espelho d’Água Foto: DR
2/2 - Vitória Frate em atelier aberto no Espelho d’Água Foto: DR

A artista plástica brasileira Vitória Frate exibe o seu trabalho pela primeira vez em Portugal, no Espaço Espelho d’Água.

A exposição denomina-se "Nau", nome que transmite dois significados imediatos, o sentido da palavra em si e sua variação sonora vinda da palavra inglesa now.

Nau: designação genérica que até o século XV se aplicava a navios de grande porte.
Now: At the present time, not in the past or future

 

“Primeiro pensei em produzir no Brasil e trazer para Portugal, mas logo mudei de ideia. Meu trabalho tem forte influência urbana e do dia a dia. Além disso, o espaço físico do Espaço Espelho d'Água é maravilhoso. Entendi que gostaria de criar trabalhos nesse e para esse lugar. Aproveitar a influência da luz da cidade, dos espaços mais vazios, do tempo mais lento. Investigar a influência desses fatores sobre a obra. E então surgiu a ideia de usar o espaço não só como uma galeria, mas também como um atelier aberto, onde artista e público possam se encontrar e trocar também durante o processo criativo.", explica a artista.

 

Sobre Vitória Frate

Vitória Frate nasceu no Rio de Janeiro mas passou boa parte da sua vida espalhada pelo mundo. Já chamou  casa às cidades de São Paulo, Londres e Auckland e pretende fazer o mesmo com muitas outras.

Estudou fotografia expressiva na Auckland University of Technology, na Nova Zelândia; Comunicação Social, na PUC-Rio; e Artes Cênicas, na Universidade da Cidade.

Depois de anos dedicada a uma carreira de atriz, com diversos trabalhos em cinema, televisão e teatro, Vitória sentiu desejo de mudar de rumo e retomar a sua nata paixão pela expressão através da imagem. Em Berlim, no ano de 2012, observando o comportamento humano e colocando no papel tipos e situações que encontrava, deu início a um trabalho "que explora os limites entre a ilustração e as artes plásticas e se estende pelos mais diversos suportes".

De páginas de post-it a grandes muros externos, passando por papel e tela, Vitória Frate tem um estilo próprio formado e reconhecido e o seu vigoroso trabalho tem ganho destaque e repercussão cada vez maiores. Atualmente, Vitória vive e trabalha entre as cidades do Rio de Janeiro e Lisboa.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção