PUB
PUB
Nacional
Rita Ferro Rodrigues diz «sim» ao «Dia do Cuidador»
Rita Ferro Rodrigues (Foto: DR)
Redação Lux  com CSS em 15 de Maio de 2014 às 18:45
O aumento significativo da população idosa é uma característica comum aos países desenvolvidos, apresentando a sociedade europeia, e portanto a portuguesa, cada vez mais longevidade. Portugal tem atualmente cerca de 26,6% da sua população total com mais de 65 anos e, de acordo com as estatísticas, este valor tende a aumentar, devendo ultrapassar os 40% até 2050. Estes números revelam-nos que, mais cedo ou mais tarde teremos que nos tornar Cuidadores dos nossos idosos.



E foi justamente a pensar nos Cuidadores, que a Lindor Ausonia desenvolveu uma campanha internacional que visa homenagear os Cuidadores de todo o mundo, reconhecendo o seu trabalho.



O nosso país tem atualmente mais Cuidadores informais do que países como a Espanha, Bélgica e Itália e se não fossem eles mais de 80% dos idosos teriam que recorrer a ajuda profissional. A verdade é que muitos dos Cuidadores abraçam esta tarefa por falta de alternativa ou por obrigação moral, mas esquecem-se de cuidar deles próprios. Cuidar de alguém pode ser muito gratificante mas, também pode ser física e emocionalmente exigente, afetando a vida profissional, familiar e social.

Reconhecer o trabalho, a dedicação e disponibilidade de todos os cuidadores que dão, dia após dia, o seu melhor por outros, criando o «Dia C», o «Dia Internacional do Cuidador», é o principal objetivo da nova campanha Lindor Ausonia, que conta com o apoio da apresentadora Rita Ferro Rodrigues.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção