PUB
PUB
Nacional
João Silva muda-se para a Nova Zelândia a pensar no êxito no Rio2016
João Silva (NUNO VEIGA / LUSA)
Redação Lux em 3 de Janeiro de 2014 às 09:49
O objetivo de melhorar o sexto lugar no Campeonato do Mundo de 2013 e o nono nos Jogos Olímpicos Londres2012 vai levar o triatleta João Silva a preparar a época 2014 na Nova Zelândia.

«A companhia dos melhores do Mundo é sempre muito mais motivante e desafiante para todos os dias sair para treinar», explica o triatleta do Benfica, que parte a 09 de janeiro para treinar com Joel Silliol, que já orienta outros elementos do «top» internacional.

O triatleta luso vai trabalhar, entre outros, com o espanhol Mário Mola (terceiro mundial em 2013) e o sul-africano Richard Murray (quinto): «São atletas de grande nível e facilita bastante estar na sua companhia e em clima que não é tão propício a lesões como o inverno rigoroso».

João Silva quer ainda terminar a época «mais forte nos três segmentos» (natação, ciclismo e corrida), pois considera tem potencial para dar a segunda medalha ao triatlo português em Jogos Olímpicos, após a prata de Vanessa Fernandes em Pequim2008.

«Claro que o objetivo é melhorar a participação nos Jogos. Há muito tempo e vou trabalhar para que tudo corra bem. Quero prestações mais sólidas e constantes. Quero tentar melhorar dia a dia para chegar lá nas melhores condições. Se me permitirem disputar uma medalha, melhor. Obviamente que não é fácil. Todos têm os mesmos objetivos», vincou.

O atual melhor triatleta luso revelou também a intenção de conseguir a qualificação olímpica com a maior antecedência possível, para assim se poder focar mais atempadamente na preparação para um bom desempenho no Rio2016.

Para já, vai participar nas etapas do Campeonato do Mundo da Nova Zelândia, África do Sul e Japão, sendo que posteriormente definirá o resto da época, que marca o início da qualificação olímpica, em maio.

João Silva acredita poder melhorar o sexto lugar do Mundial de 2013, conseguido numa «época atribulada»: «Se as coisas correrem de feição, pela lógica é possível melhorar facilmente».

Internamente, espera ajudar o Benfica a conquistar o título nacional.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção