PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 10 de Junho de 2013 às 12:43
10 de Junho: Cavaco encerra comemorações com discurso e condecorações
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, encerra hoje ao final da manhã as comemorações oficiais do 10 de Junho, com o tradicional discurso na sessão solene, onde também serão condecoradas 41 personalidades.

O programa do segundo e último dia das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano tem como «palco» a cidade de Elvas, começa logo pela manhã, com a tradicional cerimónia militar, no aqueduto da Amoreira.

Após a cerimónia militar, onde o chefe de Estado fará a primeira intervenção do dia, o programa prossegue com a sessão solene do 10 de Junho.

A cerimónia, que terá início pelas 12:00, contará primeiro com uma intervenção do presidente da comissão organizadora das comemorações do dia de Portugal, Silva Peneda, seguindo-se depois o discurso de Cavaco Silva.

Após as duas intervenções, serão condecoradas 41 personalidades, entre os quais o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que receberá com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

O juiz conselheiro Noronha Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça desde 2006, cessa funções na quarta-feira depois de ter decidido, por vontade própria, antecipar a sua jubilação para seis meses antes de atingir o limite de idade.

Da lista de 41 condecorações atribuídas pelo Presidente da República na sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, faz ainda parte o antigo secretário-geral da UGT João Proença, que será distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

O programa oficial das comemorações do 10 de Junho termina com um almoço oferecido pelo presidente da câmara municipal de Elvas, Rondão Almeida, no centro de negócios da cidade.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção