PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 9 de Junho de 2013 às 21:33
10 de Junho: Comemorações em Elvas ao som de cantares alentejanos
Redação Lux em 9 de Junho de 2013 às 21:33
Foi com cantares alentejanos que terminou o primeiro dia das comemorações oficiais do 10 de Junho, depois de uma tarde em Elvas, que o Presidente da República dedicou à cultura e às atividades militares.

Depois de durante a manhã ter-se dedicado à parte mais institucional do programa, como a sessão de boas vindas da Câmara Municipal de Elvas, cidade alentejana que este ano é o palco das comemorações oficiais do 10 de Junho, ao almoço o registo já foi mais informal com um almoço com personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas atividades profissionais.

Entre os convidados estiveram o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, recentemente distinguido com o nobel da Arquitectura Paisagista, o prémio Sir Geoffrey Jellicoe, o fotógrafo Daniel Rodrigues, que ganhou o primeiro prémio na categoria de «Daily Life» do World Press Photo 2013, o tenista Gastão Elias, Mónica Bettencourt Dias, que venceu a edição de 2012 do Prémio Pfizer de Investigação, e Sara Moreira, campeã europeia dos 3000 metros em pista coberta, entre outros.

Depois, Cavaco Silva inaugurou a exposição «Fortificação do Território - A Defesa e Segurança de Portugal nos séculos XVII e XIX», no Paiol de Nossa Senhora da Conceição.

Já ao final da tarde, o Presidente da República esteve no Parque do Viaduto para assistir a atividades militares, num momento que aproveitou também para um breve contacto com a população de Elvas.

Parando algumas vezes entre as tendas de campanha montadas no Parque do Viaduto, o Presidente da República falou essencialmente com crianças que o queriam cumprimentar.

Cavaco Silva dirigiu-se depois para a Avenida de Portugal, onde o esperava um grupo de mais de uma centena de ciclistas que aproveitaram a ocasião para também eles «inaugurarem» a nova artéria da cidade de Elvas.

Ainda antes do jantar, o Presidente da República deslocou-se ao museu de Arte Contemporânea de Elvas para a tradicional sessão de cumprimentos ao corpo diplomático.

Já a cerimónia decorria quando o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, chegou, sendo recebido com alguns assobios por parte de populares, que não chegavam a ser meia centena, concentrados em frente ao museu.

À saída do Presidente da República e do primeiro-ministro, voltaram a ouvir-se mais alguns assobios, embora menos do que quando Passos Coelho entrou no museu. Mas, logo, os assobios «calaram-se», dando lugar à música tradicional.

Acompanhado por algumas dezenas de pessoas, como o presidente da câmara de Elvas ou o núncio apostólico, o chefe de Estado percorreu depois a pé os cerca de 200 metros que separam o museu de Arte Contemporânea e o hotel onde se realiza o jantar.

Com o primeiro-ministro misturado entre os restantes convidados, Cavaco Silva liderava a comitiva que, junto ao hotel onde decorreu o jantar por si oferecido por ocasião do 10 de Junho, foi recebido por um grupo de cantares alentejanos.

Ao som dos cantares alentejanos, os convidados foram assim entrando para o jantar, onde estiveram também presentes alguns membros do Governo, como os ministro da da Defesa, da Saúde e o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção