PUB
PUB
Nacional
Filme de Manoel de Oliveira integra vertente pedagógica de festival francês
Manoel de Oliveira no dia em que celebrou 100 anos
Redação Lux em 30 de Novembro de 2013 às 09:15
A 28.ª Edição do Festival de Cinema EntreVues Belfort, em França, começa hoje e na programação está prevista a exibição dos filmes portugueses "O Estranho Caso de Angélica" , de Manoel de Oliveira, e "José Combustão dos Porcos", de José Magro.

A organização do festival disse à Lusa que o filme de Oliveira vai ser exibido no seguimento de uma "programação temática [pedagógica] intitulada Atração Fatal, explorando a noção de amor eterno e sem fronteiras'".

Na vertente pedagógica do festival é proposto aos estudantes na opção cinema audiovisual o aprofundamento de estudos com o filme de Manoel de Oliveira, estreado em 2011, rodado em Portugal, Espanha e França, "O Estranho Caso de Angélica".

O realizador português, que completa 105 anos no próximo dia 11 de dezembro, disse à revista francesa Cahiers du Cinéma que está pronto para rodar um novo filme, "O Velho do Restelo", mas falta-lhe financiamento.

Na entrevista, feita pelo investigador António Preto e publicada na edição de novembro da revista, Manoel de Oliveira deixou ainda um lamento: "Eu penso que no país há uma grande indiferença pelo que já realizei. Tanto faz que o meu cinema exista ou não exista."

No que diz respeito à película "José Combustão dos Porcos", de José Magro, será projetada no quadro da Competição Internacional de Curtas e Longas Metragens do festival.

O realizador José Magro, nascido em 1991, estudou som e imagem na Universidade Católica do Porto, onde realizou a curta-metragem/documentário "Teles" e "José Combustão dos Porcos", este último a concurso no Festival Internacional do Filme de Belfort.

O galardão já foi vencido por realizadores portugueses no passado. Nomeadamente na edição de 1994 com "Casa de Lava", de Pedro Costa, em 1997 com "Ossos", também realizado por Pedro Costa, e em 2000 com "O Fantasma", realizado por João Pedro Rodrigues.

O festival começa hoje e ocupa o Cinéma des Quais de Belfort (na região francesa Franche-Comté, situada a cerca de 25 quilómetros da fronteira com a Suíça) até ao dia 08 de dezembro.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção