PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 5 de Janeiro de 2014 às 18:38
Eusébio: «Futebol perdeu um dos melhores jogadores de sempre», diz Platini
O presidente da UEFA, o francês Michel Platini, lamentou hoje (5) a morte de Eusébio, «um dos melhores jogadores de sempre», no sítio oficial do organismo na Internet.

«Hoje o futebol perdeu um dos melhores jogadores de sempre. No campo, Eusébio era uma verdadeira lenda, com as cores de Portugal e do Benfica. Mas também fora dele, ele era um verdadeiro embaixador do futebol português a nível internacional. Ele era mais do que um futebolista. Um bom e charmoso homem, Eusébio tristemente desapareceu», pode ler-se na mensagem de condolências de Platini.

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O «Pantera Negra» ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O organismo que rege o futebol europeu destaca ainda o facto de Eusébio ter sido o terceiro futebolista galardoado com o prémio Presidente da UEFA, depois de Alfredo Di Stéfano e Sir Bobby Charlton e antes de Raymond Kopa, Gianni Rivera e Franz Beckenbauer.

Na cerimónia, em fevereiro de 2010, o presidente da UEFA, Michel Platini, destacou a equipa do Benfica, no qual despontava Eusébio: «Aquela equipa do Benfica foi a única que conseguiu fazer frente ao grande Real Madrid do início dos anos de 1960. Essa equipa tinha um herói, o seu nome era Eusébio, ele veio de Moçambique e tornou-se no famoso Pantera Negra».

«A reputação mundial de Eusébio começou em maio de 1962 na final da Taça dos Campeões Europeus frente ao Real Madrid. O Eusébio marcou dois golos e conseguiu uma soberba exibição, mostrando as qualidades que o popularizaram, a velocidade estonteante e o remate fortíssimo», rematou Platini, na ocasião.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção