PUB
PUB
Nacional
João Tordo dá a conhecer o novo romance
João Tordo - Almoço Personalidades Masculinas Lux 2011 Foto: João Cabral/Lux
Redação Lux  com CSS em 12 de Março de 2014 às 19:00
«A biografia involuntária dos amantes» é o sétimo romance de João Tordo, distinguido em 2009 com o Prémio José Saramago, e marca a entrada do autor na Alfaguara, editora que está a celebrar o cinquentenário da sua fundação e o quinto aniversário da sua presença em Portugal.

É também o primeiro romance que publica depois de ter deixado as Publicações D. Quixote. Será apresentado oficialmente no dia 3 de abril, na Casa dos Bicos, em Lisboa, sede da Fundação José Saramago, disse à Lusa fonte da editora.

Sobre o novo romance, em fevereiro passado, falando à Lusa, João Tordo afirmou que foi aquele que mais o «apaixonou escrever».

«Não tenho dúvidas, é o meu livro mais conseguido, aquele que mais me apaixonou escrever; é o resultado de dez anos de trabalho como romancista e escritor», disse Tordo.

Referindo-se à Alfaguara, o escritor de 38 anos disse que admirava «muitíssimo» o respetivo catálogo constituído por muitos autores pelos quais é «apaixonado».

«Tenho a certeza de que vamos ter uma excelente relação», rematou na ocasião.

João Tordo começou a publicar na editora Temas e Debates, «O Livro dos Homens Sem Luz» (2004), tendo passado depois para a QuidNovi, onde editou «Hotel Memória» (2007) e «As Três Vidas» (2008), romance que lhe valeu o Prémio Saramago em 2009.

Nas Publicações D. Quixote, o escritor publicou «O Bom Inverno» (2010), «Anatomia dos Mártires» (2011) e «O Ano Sabático» (2013), e está incluído na antologia de contos «Dez História Para Ser Feliz» (2009).

O romance «O bom inverno» foi finalista dos prémios Portugal Telecom, Fernando Namora e Europeu de Literatura, em 2011.

Tordo foi jornalista nos semanários O Independente e Sábado, escreveu no Jornal de Letras e nas revistas Elle e Egoísta.

Como autor, está representando em várias antologias de contos, designadamente em «Contos de Vampiros», publicada pela Porto Editora, em 2009.

Os livros de João Tordo, que também é contrabaixista, estão publicados em sete países, incluindo França, Itália e Brasil.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção