PUB
PUB
Nacional
Filme «Rafa», de João Salaviza, integra retrospetiva de prémios do festival de Berlim
João Salaviza Foto: Reuters
Redação Lux em 27 de Novembro de 2012 às 18:02
A curta-metragem "Rafa", do realizador português João Salaviza, vai ser exibida na quinta-feira, em Berlim, no âmbito de uma retrospetiva organizada pela Berlinale, o festival de cinema daquela cidade, com alguns dos filmes premiados.

De acordo com a produtora Filmes do Tejo, João Salaviza estará em Berlim, no encerramento da retrospetiva, que exibirá as curtas-metragens distinguidas com o Urso de Ouro.

A retrospetiva organizada pelo festival decorre desde setembro passado e terminará com a exibição das curtas-metragens premiadas e com a longa-metragem "La notte", do realizador italiano Michelangelo Antonioni, premiada em 1961.

João Salaviza recebeu o Urso de Ouro por um filme protagonizado por Rodrigo Perdigão, no papel de um adolescente da margem sul do Tejo que viaja até Lisboa para ir ter com a mãe, que foi detida por causa de um acidente de automóvel.

Essa travessia na ponte sobre o Tejo e a deambulação pela cidade, ao longo de todo o dia, representam uma espécie de transição da zona de conforto para uma certa maturidade, explicou João Salaviza à agência Lusa, quando o filme teve estreia em Berlim.

"Rafa" encerra uma trilogia que se foi desenhando na cabeça de João Salaviza, sem que tivesse sido pensada, juntando-se a "Arena", distinguida em 2009 com a Palma de Ouro em Cannes, e "Cerro Negro".

O filme "aborda as mesmas questões de «Arena»: Uma certa dificuldade de o indivíduo existir dentro de uma coisa mais abrangente que é a sociedade". Em ambos há "um desejo dos protagonistas de inserção numa sociedade, e foca-se no desencontro entre indivíduos e instituições", referiu.

Em fevereiro, em Berlim, na cerimónia de entrega dos prémios, João Salaviza dedicou o Urso de Ouro ao governo português: "Mas só na condição de nos ajudarem nos próximos anos, porque não sabemos o que vai acontecer com o nosso cinema".

Em outubro, o filme foi distinguido com o Prémio Uppsala do Festival Internacional de Curtas-Metragens da Suécia.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção