PUB
PUB
Nacional
Ruy de Carvalho lê obra de Camilo Castelo Branco a reclusos
Ruy de Carvalho (Lux)
Redação Lux em 27 de Abril de 2012 às 13:24
Vinte e cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães vão ouvir excertos da obra «Memórias de Cárcere» pela voz de Ruy de Carvalho, este sábado.

O ator é a primeira personalidade que ¿ a convite de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura ¿ vai participar nas sessões de leitura do projecto que homenageia o 150º da obra que Camilo Castelo Branco escreveu na cadeia.



Esta é a nova fase do projecto «Memórias do Cárcere» ¿ organizado pela Câmara Municipal de Famalicão e pela Casa de Camilo, no âmbito de Guimarães 2012 ¿ que tem por objectivo dar a conhecer um pouco mais a obra aos reclusos.

A próxima figura pública a ler excertos da obra é Alice Vieira. A escritora marca presença no Estabelecimento Prisional Guimarães na próxima sexta-feira, dia 4 de maio.

O projecto «Memórias do Cárcere» ¿ que decorre até novembro de 2012 ¿ tem por objectivo o de permitir aos reclusos transformarem as suas experiências pessoais de vida em obra artística, à imagem do que fez o escritor português. Este processo é coordenado pelo formador Miguel Horta. Os trabalhos vão ser compilados, dando origem a um livro, que será lançado em outubro. «Memórias do Cárcere» é também composto por uma vertente audiovisual, na qual os participantes vão gravar, montar e sonorizar um filme individual, experienciando todos os postos de uma verdadeira equipa de cinema. Esta fase vai ser documentada num filme de Tiago Afonso, apresentado em novembro na Casa de Camilo.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção