PUB
PUB
Nacional
Manuel Clemente toma hoje posse como patriarca de Lisboa
Manuel Clemente
Redação Lux em 6 de Julho de 2013 às 10:29
Manuel Clemente toma hoje posse como patriarca de Lisboa ante o Cabido da Sé Patriarcal, e na presença do Núncio Apostólico, Rino Passigato, numa cerimónia com início às 11.00.

A cerimónia, à qual estará presente o cardeal José Policarpo, antecessor de Manuel Clemente no cargo, inclui a leitura do mandato apostólico e a assinatura da ata da posse.

Após esta assinatura o Deão do Cabido, Carlos Pessoa Paes, saúda o patriarca Manuel III e alguns dos participantes manifestar-lhe-ão obediência e respeito.

Este ritual da tomada de posse integra o tempo de oração da Liturgia das Horas, designadamente a Hora Intermédia.

«A Liturgia das Horas é a oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica e tem por finalidade a santificação do dia e de toda a atividade humana. Divide-se em diversos tempos: Laudes, Hora Intermédia, Vésperas, Completas e Ofício de Leitura», explica o Patriarcado de Lisboa numa nota enviada à comunicação social.

A Liturgia das Horas, reformada pelo Concílio Vaticano II, inclui não só clero e consagrados, como todos os crentes.

O patriarca deverá dirigir-se aos presentes e em seguida será cantado o «Te Deum», enquanto é venerada a relíquia de São Vicente, padroeiro do patriarcado.

Manuel Clemente, de 64 anos, foi nomeado patriarca a 18 de maio pelo papa Francisco, deixando vago o lugar de bispo do Porto.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção