PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com Lusa em 28 de Abril de 2010 às 17:37
Bispo do Porto D. Manuel Clemente recebe Prémio Pessoa de 2009
O Presidente da República, Cavaco Silva, entregou ontem, dia 27, ao Prémio Pessoa 2009 ao bispo do Porto D. Manuel Clemente, única figura da Igreja a quem foi atribuída esta distinção.

D. Manuel Clemente gere há três anos a segunda Diocese do país, em número de paróquias, com dois milhões de habitantes e cerca de 400 mil católicos praticantes.

Manuel José Macário do Nascimento Clemente, 61 anos, acabou por rumar à Diocese do Porto, em 2007, rapidamente impondo a sua marca num Paço Episcopal ainda dominado pela sombra tutelar do seu antepenúltimo antecessor, D. António Ferreira Gomes, o bispo que Oliveira Salazar tanto temia.

A marca de D. Manuel Clemente firmou-se, por exemplo, com uma aposta forte nas novas tecnologias como forma de passar a mensagem da Igreja Católica.

Nesse sentido, em dezembro de 2008 recorreu ao YouTube, sítio da Internet de publicação e partilha de vídeos, para transmitir uma mensagem natalícia, lançando pouco depois a «Curia online», uma espécie de repartição burocrática virtual da Igreja Católica regional.

Na esteira desta aposta, uma estrutura associada à Igreja do Porto lançou, entretanto, o site www.passo-a-rezar.net, para promoção da oração pessoal.

Autodefinindo-se como «um homem de Igreja», que também tenta ser «um homem da cultura e da sociedade, no sentido mais construtivo do termo», o bispo do Porto tem sob os seus ombros a responsabilidade de sustentar o epíteto de «referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo», outorgado pelo júri que lhe atribuiu o Prémio Pessoa de 2009.

Licenciado em História e doutorado em Teologia Histórica, o prelado natural de Torres Vedras dirigiu o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

É autor de dezenas de obras e estudos sobre história - uma das suas declaradas paixões, reativou a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações, e é um dos mais ativos defensores da recuperação do património edificado da Igreja.

A Diocese do Porto, que D. Manuel Clemente dirige desde 25 de março de 2007 tem 477 paróquias, abrangendo uma área de 3010 quilómetros quadrados, distribuída pelos distritos de Aveiro, Braga e Porto e habitada por 2.064.813 pessoas.

SMA/JGJ/JLS.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção