PUB
PUB
Nacional
Obra de Joana Vasconcelos inaugurada no Largo do Intendente
Joana Vasconcelos
Redação Lux em 5 de Outubro de 2012 às 11:46
A obra de arte urbana «Kit Garden», criada por Joana Vasconcelos, vai ser hoje inaugurada no Largo do Intendente, em Lisboa, enquadrada no projeto municipal de renovação da Mouraria.

A sessão de inauguração - que coincide com os 102 anos da implantação da República - está prevista para as 17:00 de hoje, com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e o presidente da Tabaqueira, Enrique Jimenez.

Distinguida com o Prémio Tabaqueira de Arte Pública, a intervenção de Joana Vasconcelos é, segundo o atelier da artista, «uma obra de arte viva e multifuncional, cumprindo simultaneamente os papéis de escultura, banco e jardim».

É composta por um elemento vegetal, o loureiro, um elemento arquitetónico, o ferro forjado, e um elemento de mobiliário, o conjunto de bancos em ripado de madeira articulado.

Nascida em Paris, em 1971, Joana Vasconcelos vive e trabalha em Lisboa, cidade a partir da qual desenvolveu a carreira, desde meados da década de 1990.

Em 2010 mostrou, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, a sua primeira exposição antológica, intitulada «Sem Rede», com 37 obras.

Essa mostra, a maior de sempre da artista, foi visitada por 167 mil pessoas em dois meses e meio.

Em junho deste ano, a Secretaria de Estado da Cultura anunciou que Joana Vasconcelos vai representar oficialmente Portugal na próxima Bienal de Arte de Veneza, em 2013, num projeto comissariado por Miguel Amado.

O Prémio Tabaqueira de Arte Pública foi instituído em 1998, através de uma parceria estabelecida entre o então designado Instituto de Arte Contemporânea/Ministério da Cultura e a Tabaqueira S.A..

Foi criado com o objetivo de promover a criação de obras de arte de relevância cultural, atendendo à sua importância na valorização cultural das cidades do país.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção