PUB
PUB
Nacional
Casa do Alentejo de Toronto junta Carlos do Carmo e Rodriges dos Santos
Carlos do Carmo (Facebook oficial do cantor)
Redação Lux em 22 de Setembro de 2013 às 18:05
Os cinquenta anos de carreira de Carlos do Carmo e um colóquio com o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos "serão os principais destaques" da Semana Cultural da Casa do Alentejo de Toronto, que decorre em outubro.

"O Alentejo é Charme, é História, é Cultura, é Sol, é Portugal", é o tema do evento, que tem início a 12 de outubro, revelou Armando Viegas, presidente da coletividade, prometendo que esta 30.ª edição "será a melhor de sempre".

Este ano o evento inclui a exibição de quatro filmes clássicos portugueses, com entradas grátis: "Retalhos da Vida de um Médico", "Nazaré", "Pátio das Cantigas" e "A Noite e a Madrugada".

A Semana Cultural gastronómica terá lugar de 15 a 20 de Outubro, e conta com a presença de dois chefs vindos de Portugal, Leontina Marques e João Marques, do restaurante 'O Garfo' de Évora.

Pratos típicos, como sopa de cação, pezinhos de coentrada, carne de porco à alentejana ou migas de tomate com carne à alguidar fazem parte da ementa.

ALém da atuação de grupos musicais da comunidade, o destaque vai para Carlos do Carmo, que irá atuar, no dia 19 de Outubro, no salão do sindicato da construção civil.

O grupo 'Campaniças Trio' fará também uma demonstração com violas de corda de arames, instrumento tradicional daquela região portuguesa.

Um colóquio no dia 18, com o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos será um dos pontos fortes da programação, que ainda contará com a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades, e de Ceia da Silva do Turismo do Alentejo.

Estará patente na Casa do Alentejo uma exposição de artesanato e pintura. Dia 20 haverá um festival de folclore com grupos locais, e com ranchos provenientes do Equador, México e um espetáculo de capoeira do Brasil.

Inserido no programa está também prevista uma noite de teatro, a 25 de outubro, com a apresentação da peça 'Os Sonhos do Infante' pelo grupo O Projecto, a presença no 'Toronto Fado Festival' que vai decorrer na Dundas Street West.

No dia 2 de novembro, terá lugar um jantar medieval na Casa do Alentejo, com a apresentação da peça 'A Lenda da Padeira de Aljubarrota', pela escola portuguesa Novos Horizontes.

Segundo Armando Viegas, 65 anos, reformado da administração pública, natural de Lisboa (Santa Catarina), desde 1966 no Canadá, a Casa do Alentejo foi ¿pioneira neste tipo de eventos na diáspora¿.

¿Há 30 anos, tivemos por cá Paco Bandeira, o escritor Manuel da Fonseca, um artesão, no total sete pessoas vindas de Portugal, que foi considerado na altura uma loucura¿, recordou o sócio fundador da associação.

O trabalho deu frutos e hoje, em Toronto, existem várias associações que 'seguem o exemplo da casa do alentejo', promovendo semanas culturais.

Na província do Ontário, existem cerca de 60 associações ou grupos culturais o que torna a subsistência das coletividades ¿muito difícil¿, pelo que a solução passa por ¿parcerias¿.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção