PUB
PUB
Nacional
Ana Bola usa redes sociais para criticar produtores
Ana Bola vai co-dirigir um curso na Act (Lux)
Redação Lux  com CSS em 18 de Março de 2014 às 19:00
Ana Bola, que conta já com quase 40 anos de carreira, utilizou as redes sociais para desbafar. No Facebook, a atriz partilhou 12 «perguntas estúpidas» destinadas aos «companheiros artistas», em jeito de crítica ao panorama atual da Arte e da Cultura em Portugal.

«Vocês não estão enjoados de quando um produtor nos contrata para um trabalho a primeira frase ser - nós temos muito pouco dinheiro? Vocês não estão cansados de ganharmos não sei quantas vezes menos do que há 20 anos? Vocês não estão fartos de que a desculpa da crise sirva para os produtores nos pagarem apenas para subsistirmos? Vocês não estão indignados que a vossa competência, experiência, reconhecimento do público não exista na cabeça dos produtores? Vocês não ficam enojados quando os produtores vos poem à frente um papel que vos 'obriga' a ceder todos os vossos direitos? E não estão cansados de perceber que esses produtores não só não descem o seu nível de vida como muitas vezes o sobem? Não vos mete nojo que eles continuem a passar as suas belíssimas férias no estrangeiro porque estão estoirados, à conta da arte do próximo? E não se passam quando os produtores acham que nós ainda temos que lhes ficar muito agradecidos porque sem eles não trabalhamos? Isto é o mundo ao contrário? Afinal os produtores é que são os artistas? Estarei a ficar maluca?», pode ler-se no Facebook da atriz.

Rapidamente a publicação despertou a atenção de colegas e amigos, entre os quais Lídia Franco ou Luís Franco Bastos.

«A questão, caríssima Ana Simões, é que nós não precisamos dos produtores. Eles é que precisam de nós», escreveu o humorista.

Já Lídia Franco foi mais longe e atribuiu também a culpa aos próprios artistas: «A culpa é só nossa! Somos completamente desunidos! Não estou a falar de cor. Depois de ter sozinha dado a cara pelos colegas, fui ignorada por eles e despedida pelo produtor num caso e pelos responsáveis noutros casos».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção