PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com Lusa em 30 de Setembro de 2010 às 17:41
Felipe Oliveira Baptista com atenção redobrada no Portugal Fashion «depois» da Lacoste
Felipe Oliveira Baptista teve hoje em Paris o primeiro desfile após ser anunciado como diretor artístico da marca Lacoste, «um cargo que trouxe mais atenção» ao seu trabalho, reconheceu o estilista português em declarações à Agência Lusa.

«A notícia da Lacoste e este novo cargo traz mais atenção ao meu trabalho na minha marca. O que é ótimo, apesar de trazer um pouco mais de pressão», afirmou Felipe Oliveira Baptista à Lusa.

O estilista apresentou hoje a sua coleção Primavera/Verão 2011 no Centro da Moda e do Design na capital francesa, em mais uma edição do Portugal Fashion integrada na semana do Prêt-à-Porter de Paris.

Declarando-se «ansioso mais do que nervoso» antes do desfile, Felipe Oliveira Baptista afirmou que o trabalho criativo na Lacoste começa «dentro de uma semana, após um período inicial que foi de contacto com as equipas e os processos».

A Lacoste anunciou no final de agosto a escolha de Oliveira Baptista para a direção artística da conhecida marca francesa.

A grande afluência da imprensa especializada ao desfile desta edição do Portugal Fashion refletiu a grande curiosidade pelo estilista português, mesmo considerando que se trata de um nome conceituado no panorama da moda em França, com presença regular desde 2005 nas semanas de Alta-Costura e, desde há um ano, na semana do Prét-à-Porter.

No Centro da Moda e do Design, Oliveira Baptista apresentou aquilo que designou como «capsule collection», inspirada em referências ecléticas do mundo da dança, desde referências clássicas como as bailarinas de Degas e os ¿ballets russes¿ até à coreógrafa Pina Bausch e às bailarinas de «strip-tease» e «go-go dancers», explicou o estilista natural dos Açores.

Felipe Oliveira Baptista acrescentou que a sua marca própria e o futuro trabalho na Lacoste «são dois universos completamente diferentes»

O criador português explicou que «a Lacoste é moda desportiva mais universal e democrática» enquanto a marca Felipe Oliveira Baptista «é mais arrojada, é pronto-a-vestir de luxo».

Apesar disso, afirmou o novo diretor criativo da Lacoste, «há algumas referências comuns às duas marcas», porque Felipe Oliveira Baptista trabalha com moda desportiva e com roupa de uniformes, «um lado funcional do vestuário que tem a ver com a Lacoste».

Na sua marca, essas referências são revisitadas de outra maneira, «mas o ADN é o mesmo», afirmou o estilista.

A primeira coleção de Felipe Oliveira Baptista para a Lacoste só será apresentada em setembro de 2011.

A edição do Portugal Fashion, organizada pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), trouxe também à semana do Prét-à-Porter de Paris os estilistas Fátima Lopes e Luís Buchinho.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção