PUB
PUB
Nacional
Morreu Zé Leonel, antigo vocalista dos Xutos & Pontapés
Zé Leonel (foto: Rui M. Leal)
Redação Lux  com IP em 21 de Abril de 2011 às 12:39
O músico Zé Leonel, um dos fundadores dos Xutos & Pontapés e dos Ex-Votos, morreu hoje aos 50 anos vítima de cancro no fígado, disse à agência Lusa fonte ligada à família.

De acordo com a fonte, Zé Leonel faleceu esta madrugada em casa, na Póvoa de Santa Iria, concelho de Loures.

O músico padecia de cancro no fígado, que lhe tinha sido diagnosticado há cinco meses.

Zé Leonel deu o último concerto, com os Ex-Votos, na semana passada no Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas, no qual participou Kalú, baterista dos Xutos & Pontapés.

O corpo do músico ficará em câmara ardente hoje a partir às 12:00 na igreja da Póvoa de Santa Iria e o funeral realiza-se na sexta-feira às 10:00 na mesma localidade.

Zé Leonel foi um dos fundadores dos Xutos & Pontapés em 1978, na onda do punk rock português, como vocalista, tendo permanecido no grupo até ao começo de 1981.

Neste grupo foi o responsável, por exemplo, da letra de «Sémen».

Em 1989 fundou os Ex-Votos com quem editou álbuns como «Cantigas do bloqueio», produzido por Tim, dos Xutos & Pontapés, e «Benditos sejam».

«Subtilezas porno-populares», «Texas Kid», «Se o Bordalo fosse russo» e «Canção do ladrão» são alguns temas mais conhecidos dos Ex-Votos.

Em 2003 o grupo fez uma pausa, tendo retomado a carreira em novembro de 2009.

A família já colocou no facebook de Zé Leonel um comunicado:

«Faleceu hoje em casa pelas 04:30h da madrugada José Leonel Perfeito, vítima de doença prolongada. Portugal e a música Portuguesa estão hoje mais pobres. A família agradece todo o apoio dos amigos e fãs do Zé Leonel. O corpo sairá amanhã às 10h da capela para o crematório do cemitério da Póvoa de Santa Iria (Rua Quinta da Piedade) como era seu desejo.»

Veja um excerto do último concero no vídeo, abaixo:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção